Criando o hype: Tactical Breach Wizards

Janelas, Magos e Operações Especiais.

Liv e Zen são dois membro das forças especiais da Marinha e estão num navio, em alto mar, para fazer a extração de um refém de alta importância. Essa pessoa – ainda não sabemos quem é – foi detida por um grupo de Druidas (!) da Máfia dos Druidas (!!) e cabe ao Vidente (!!!) Zen e a Cronomante (!!!!) Liv fazer o resgate que muitos achariam impossível, explodindo porta atrás de porta com Glifos de Arrombamento (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!).

Assim começa Tactical Breach Wizards, um jogo que mistura conceitos incríveis e humor sob medida com uma pegada “XCOM-like”.

Magia e Operação Tática

O tutorial – que aliás, é lindíssimo – de Tactical Breach Wizards não entrega tudo que a demo e o jogo terão por aí. Ele serve só para colocar o tom do jogo e explicar a você as mecânicas mais básicas que serão usadas

A primeira delas é a mecânica de Rewind e Foresight. Já que Zen é um Vidente, ele pode ver o futuro e se ajustar de acordo. Em termos de jogo, é muito mais do que um simples “Ctrl+Z” e implica em um fluxo de turnos bem diferente do comum nesse gênero: você faz seu turno, pode prever o que o inimigo vai fazer (e usar o Rewind para se ajustar de acordo) e aí sim, depois disso, os inimigos se movem.

A segunda delas é a assinatura da Suspicious Developments: defenestrar. Essa palavra estranha significa “arremessar pela janela” e, tal qual Gunpoint, a melhor forma de derrotar seus inimigos é defenestrando eles.

O Absurdo Genial

No restante, esse jogo é um “XCOM-like” de cabo à rabo. Gostamos muito de XCOM, tanto é que num dos nossos episódios exclusivos para os colaboradores do Catarse [Link da seção e “apoie” do site], falamos dos nossos favoritos. E esse daqui não deixa nadinha a desejar nesse quesito. Mas dá para ir além do que chamá-lo só de um “XCOM-like”. Ele é um puzzle com múltiplas formas de ser solucionado e com muita, mas muita mesmo, identidade própria.

Não só pelo fato de magos, bruxos, feiticeiros e todos os sinônimos estarem aqui e serem parte do dia-a-dia do mundo, mas isso precisa ser enaltecido também. Logo após o tutorial, conhecemos nossa protagonista de fato, Jen, uma Bruxa da Tempestade (!!!!) que após um evento ruim de sua vida, virou uma detetive particular. Durante a apuração de um caso, a delegacia de polícia está em chamas brandas (!?!) e Zen, que teve um passado com Jen, estão nessa confusão. A missão da demo que está disponível agora no Steam nos leva até uma invasão ao Banco de Dados da polícia para que possamos saber onde o sangue de Liv está para que a bruxa faça um ritual de localização.

É absurdo? Demais. Mas é genial!

Outro fator do jogo é a dobra de aposta no absurdo com um humor que não é exagerado, mas chega a parecer absurdo para um jogo que lida com invasões táticas, extrações e outras coisas que vibram com SWAT e operações especiais. Tem fuzis de assalto que são bastões de mago? Sim. Pistolas que são varinhas? Sim. Mas olha só isso: Um dos inimigos que enfrentamos é um Necromante que – juro que não estou zoando com a cara de vocês – invoca um carro fantasma com esqueletos dentro. Isso sem contar com Bori Kesh, o Piromante Menos Letal e suas chamas brandas que não queimam: mas aquecem um pouquinho a ponto de ser algo meio incômodo.

Não é o suficiente? Saca só esse diálogo da Jen com o Zen logo depois de uma missão:

– E olha, eu não tenho ideia.
– É, eu meio que achei que você ia tomar a frente nessa investigação.
– Eu ia! Mas assim que terminamos um bom pedaço dela, meu cérebro deu branco.
– É como se eu tivesse ficado sem… coisa.
– É, minha clarividência tá ficando em branco também. Eu acho que é a Síndrome de Demo.
– Você já viu isso antes?
– Sim, um colega foi chamado para a demo de Battlefield 2 direto do treinamento.

 

Se você curte XCOM-like ou todo esse lance de operações especiais, Tactical Breach Wizards será uma pedida em tanto.

Até agora, seu lançamento está previsto para o dia 22 de Agosto de 2024 (Steam) e possui uma demo

Sobre o autor:

caixinha de recados

Tem algo a comentar sobre o assunto? mande uma mensagem para nós!

leia também:

Eis um dos meus jogos mais aguardados do ano. Eu sou um grande sommelier de metroidvanias, e 2025 nã...
Quando a Double Fine anunciou Keeper, fomos surpreendidos por algo instigante. Víamos um farol andan...
Já ouviu falar de The Legend of Heroes? Esse nome altamente genérico (mas, sejamos sinceros, Final F...

newsletter