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Shotgun Cop Man – Pulos, Capetas e Tiros

Com a ascensão da Internet e popularização de ferramentas de design como o Adobe Flash, a primeira década dos anos 2000 foi uma era de ouro para desenvolvedores independentes. Sites como Newgrounds, Armor Games e Clickjogos recebiam diariamente uma enxurrada de novos conteúdos, jogos simples criados muitas vezes por uma única pessoa, trazendo temáticas malucas e mecânicas criativas, e jogáveis direto no navegador.  Lembro de passar tardes inteiras nesses sites depois da escola, conhecendo as novidades e rejogando meus favoritos (a série Shift era boa demais!).
Nessa época, surge uma pessoa chamada DeadToast, que desenvolveu um joguinho que vocês devem conhecer: My Friend Pedro. A versão inicial do jogo era toda feita em flash, mas isso não impediu que o jogo se tornasse um sucesso e possibilitasse uma criação de uma versão melhorada e ampliada para PC e consoles.

Após um tempo sumido, DeadToast está de volta, trazendo um joguinho no mínimo curioso: Shotgun Cop Man!

Gênero: Ação, Tiro, Plataforma
Lançamento: 01/05/2025
Plataformas: PC, Nintendo Switch
Tem idioma PT-BR: Sim
Desenvolvido por DeadToast Entertainment
Publicado por Devolver Digital

 

Um Homem, Uma Missão

Em Shotgun Cop Man, seu objetivo é simples: invadir o inferno e prender Satã. Faz sentido? Talvez não, mas calma que piora melhora. O protagonista (curiosamente chamado Shotgun Cop Man) incorpora todos os estereótipos dos heróis de ação dos anos 80: careca, queixo quadrado, cheio de armas e frases de efeito. Dentre as diversas armas de seu arsenal, sua principal é uma escopeta, cujos tiros ajudam na mobilidade do herói, e transformam em purê qualquer um que esteja em seu caminho.

Gigachad ou cosplay de Rei do Crime? Sim!

Sem pulo? Sem problema!

Apesar de ser um jogo de plataforma, Shotgun Cop Man não tem nenhum comando dedicado ao pulo. Afinal, para que pular se você pode dar um tiro no chão e ser catapultado para cima? Essa é a premissa básica do jogo: além de eliminar seus inimigos, suas armas também servem como ferramentas de locomoção. Além de pular, suas armas permitem que você se desloque rapidamente para qualquer lado, bastando para isso dar um tiro na direção oposta. Isso permite que navegue rapidamente pelo cenário através de pulos e dashes no ar, ocasionalmente tocando o chão para recarregar. Tais façanhas não só são possíveis como são incentivadas pelo próprio design das fases, sempre cheios de armadilhas, inimigos e plataformas móveis.

Seus tiros te impulsionam para o alto e avante! (ignore o bicho que peida laser)

 

Ao se deslocar pelo cenário em altas velocidades, ocasionalmente você pode ser atingido por algum projétil inimigo. Se isso ocorrer, seu personagem ganha uma aparência fantasmagórica, com sua alma fora do corpo e pairando na área onde você foi atingido. Aqui, você pode arriscar e pegar sua alma de volta, ou continuar em forma de fantasma. Na forma de fantasma, porém, qualquer dano que você sofra resultará em game over, levando-o de volta ao último checkpoint. Embora as fases sejam extremamente curtas (em geral, levam menos de 1 minuto para serem completadas), os checkpoints são bem abundantes, ajudando a controlar a frustação de jogadores menos experientes.

Além de navegar do ponto A ao ponto B, cada fase possui uma série de desafios opcionais, como completar a fase em determinado tempo, matar todos os inimigos e não sofrer dano. Completar estes objetivos não rende nenhuma recompensa específica no jogo, a não ser satisfação pessoal (e alguns achievements da steam). E, para aqueles jogadores sádicos criativos, o jogo também traz um pequeno editor de níveis, que permite criar uma campanha inteira, com todo o tipo de obstáculo para você e suas armas.

 

O editor de fases. Dê asas aos seu sonhos mais malucos!

 

Veredito: Dê uma chance

Os visuais toscos de propósito, a história bizarra e o gameplay rápido fazem com que Shotgun Cop Man seja uma bela homenagem aos tempos áureos dos jogos em flash. Porém, embora o jogo conte com boas opções de acessibilidade e uma mecânica criativa (pular na base do tiro é satisfatório demais!), a campanha se estende um pouco além do necessário, tornando a jogatina um tanto repetitiva, especialmente em sessões mais longas.

Jogue se você curte: Jogos de plataforma, armas, humor peculiar.

Leia nossos outros reviews!

Agradecimentos imensos ao pessoal da Devolver Digital e DeadToast pela chave! Valeuzaço!

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