Islets Defense é estratégia com toque de tower defense

Islets Defense é um jogo curioso. Quando vi as primeiras imagens do game, fiquei com a impressão de estar diante de um tower defense na linha tradicional com elementos de gestão de estratégia por turno. No entanto, fiquei surpreso que em poucos momentos já pude notar que se trata, na verdade, do contrário: um jogo de estratégia com elementos de tower defense.

Em Islets Defense o objetivo é construir uma defesa para seu reino, protegendo-os dos inimigos que irão atacá-lo. Simples assim, o jogo não tem história. A ideia é pegue e jogue. Sendo assim, o game é uma sequência de fases até completar todas.

Gênero: Estratégia; Tower Defense
Lançamento: 18/06/2025
Plataformas: PC
Tem idioma PT-BR: Sim
Desenvolvido por MiniGoof
Publicado por Nuntius Games

 

Misturando estratégia por turno com tower defense – O lado bom

O jogo ocorre por turnos no qual você pode realizar quatro ações determinadas por quatro cartas: aprimorar, construir, criar e explorar.

Explorar dará a possibilidade de revelar espaços novos no mapa que estão obscurecidos pelo fog of war (neblina de guerra). Isso tanto adiciona novos espaços para utilizar construções nossas quanto saber os caminhos dos inimigos. Além disso, é uma forma de encontrar recursos perdidos no mapa.

Construir adiciona uma construção que consequentemente poderá adicionar recursos ou um canhão padrão.

Criar é adicionar no mapa algum tipo de quadrado especial, por exemplo, plantação de trigo para adicionar alimentos e árvores para obter madeira como recurso.

Aprimorar é melhorar as construções.

Então, na prática, você irá escolher uma carta ação e fazer alguma dessas ações no turno. E é aí que entra o toque interessante que as cartas adicionam. Elas ficam enfileiradas em sequência de poder de 1 a 4, quando o jogador utiliza uma carta de construir, por exemplo, e se essa carta estiver no poder 4, então será possível realizar todas as quatro construções disponíveis, tais como: a que pega madeira, comida, bomba que destrói e o canhão, nessa sequência de poder. Desse modo, para construir o canhão é necessário utilizar a carta de ação quando ela estiver com poder 4.
Portanto, ao utilizar a carta de construir no poder 4, ela volta a ter poder 1 e todas as outras cartas sobem um de poder.

Nessa dinâmica de cartas é necessário estratégia, para pensar o momento certo de deixar uma carta evoluir ao máximo enquanto aproveita o turno enquanto gerencia outros problemas. Usando o recurso comida como exemplo da dinâmica do jogo, temos o jogador com a possibilidade de adquiri-la construindo mais uma base de extração ou evoluindo alguma que já esteja no mapa.

Tudo isso é muito simples no começo do jogo, porém a dificuldade aumenta quando o jogador é colocado a frente de decisões complexas porque você talvez tenha que utilizar um canhão de emergência num ponto ruim do mapa por não ter descoberto ainda, afinal não dá para arriscar que um inimigo chegue na base. No entanto, a carta de aprimorar é muito importante para melhorar os canhões, então se os recursos não estiverem bem alinhados, o jogador não terá o suficiente para fazer o upgrade necessário.

Em resumo, a dinâmica de turno é divertida. E a combinação de gerenciamento de recurso, com a seleção de ações por meio das cartas e um mapa fixo, lembrou-me um pouco jogos de board game. Isso é bom porque intensifica o toque casual do jogo.

 

O mapa semi aberto já dá para notar melhor o caminho dos inimigos e também mostra melhor a arte do jogo.

 

Lento, porém não menos interessante

O aspecto é realmente simples quando comparado a grandes jogos de estratégia, mas a proposta contida deixa o gameplay bem gostosinho. No entanto, o jogo é meio lento na movimentação das coisas, principalmente depois que o jogador acostuma com a mecânica do gameplay, seria uma decisão acertada se houvesse um acelerador de velocidade do jogo, para que o andamento do jogo ficasse mais fluído. Muitas das vezes é meio lentinho cada turno passando, porque é preciso assistir a animação dos inimigos andando, essa lentidão realmente incomodou. Existe uma opção de pular turno, o que de certa forma ajuda um pouco a acelerar as horas, mas um 2x ou 4x na velocidade de animação animaria para pegar o jogo e fazer uma fase rapidinha em um intervalo de trabalho.

Outro problema é que há pouca variabilidade, é bem legal como o level design é muito ajustado para a dificuldade, porém há poucos inimigos e eles não fazem nada além de andarem. No lado do combate, as construções diferentes são algumas especiais que são encontradas durante a exploração da fase. Sua estratégia de contenção dos inimigos é limitada a escolher bons lugares para posicionar os canhões e conseguir momentos para obter recursos e os melhores aprimoramentos. Não há algo importante em jogos de estratégias, possibilidades de montar sinergias e ser criativo dentro do jogo.

Essa decisão de desenvolvimento possibilitou um level design bem ajustado o que é notório, porém acredito que isso também tirou o aspecto da criatividade. Além disso, sinto que isso quebra um pouco a curiosidade de seguir o jogo e descobrir, pois a diferença entre os cenários não é tão significativa para engajar. Inclusive, senti-me um pouco cansado pelo jogo, e guiado somente pelo desafio em si, que é gostosinho, mas sem interesse nas novidades, pois sabia que não viria nada espetacular.

O visual é um charme

No aspecto artístico, vocês já devem ter notado nas imagens, que Islets Defense possui gráficos charmosos e cartunescos. O estilo é limpo e simples, no sentido que sua arte utiliza uma paleta de cores objetiva, sem excesso de gradação e com formas claras em contornos bem nítidos. Isso dá um toque de desenho animado moderno, como mostra as imagens, o estilo é bem carismático. E o que mais gostei na arte é que ele consegue uma aproximação quase pixel art que deixa tudo muito bonitinho no mapa.

É tudo tão bonitinho e colorido que me lembra a Nintendo quando trabalhava com pixel art só que de um modo contido.
Já a música e o áudio combinam com o jogo e cumprem o papel de entregar o contexto.

 

Menu organizado mostra a sequencia de fases do mundo 1. Clicando na direita você irá para o mundo a seguir com também três fases.

 

Veredito: Dê uma Chance

Islets Defense é um jogo legal que possui um esquema de estratégia divertido. No entanto, a variedade contida de gameplay é uma faca de dois gumes. Se, por um lado, o level design é bem amarrado, por outro, falta espaço para criatividade do jogador. Além de diminuir a curiosidade com a continuidade do jogo.

Desse modo, Islets Defense entrega um bom desafio em doses pequenas, mas ainda falta aquele “algo a mais” que transforme o jogo em uma experiência memorável. Com mais variedade e ritmo, que se adicionados em atualizações futuras, pode até se destacar muito além do carisma visual.

Jogue se você curte:  Tower Defense; Board Game; Jogos Casuais

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Jogamos Islets Defense através de uma chave cedida pela Nuntius, da MiniGoof e Vsoo Games.

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