Em um mundo inundado, uma cidade luta para combater uma ameaça das profundezas do mar. Armas e bombas simplesmente não funcionam. A única maneira de manter a criatura calma é saciando seu apetite voraz. Esta é a premissa de Feed the Deep, o mais novo jogo de Luke Muscat, uma das mentes por trás de alguns sucessos como Fruit Ninja e Jetpack Joyride.
Gênero: Roguelite, Exploração
Lançamento: 16/08/2024
Plataformas: PC
Tem idioma PT-BR: Sim
Desenvolvido por Luke Muscat
Publicado por Luke Muscat
Mergulhando no gameplay
Feed the Deep é um jogo roguelite, no qual encarnamos um mergulhador sem nome, que deve explorar cavernas geradas proceduralmente, enquanto busca uma forma de alimentar o Profundo (The Deep), uma criatura abissal que constantemente ameaça as cidades da superfície.
Com um suprimento de oxigênio limitado, você precisa explorar o cenário em busca de orbes roxas e triângulos dourados, que servem como moeda para compra de melhorias, ou itens consumíveis. Cada item coletado, porém deixa o mergulhador mais lento. É importante levar isso em consideração antes de sair pegando tudo que vier pela frente. Além das moedas, ainda é possível achar baús de tesouro, ou diários perdidos de expedições passadas, com textos que enriquecem muito o universo do jogo.
Ao nadar de volta sua base, seu suprimento de oxigênio é recarregado e seus itens são depositados em uma máquina, que também serve como lojinha. Aqui, é possível comprar melhorias para seu tanque de ar, ampliar sua capacidade de carga e ajustar seu traje para resistir a profundidades maiores.
Também é possível comprar alguns consumíveis, como munição para afastar criaturas marinhas e bastões de luz, que se tornam indispensáveis em alguns pontos.
Um oceano de possibilidades
O jogo conta com 6 missões diferentes (chamadas Expedições), cada um com objetivos distintos, diferentes itens na lojinha, e variados graus de dificuldade. Cada expedição também conta com alguns desafios opcionais, como completar a run dentro de determinado tempo, ou estabelecer um recorde em um minigame secreto. No entanto, não há nenhuma recompensa ao completá-los, a não ser a satisfação pessoal.
Também é importante salientar que não existem melhorias permanentes em Feed the Deep. Todos as melhorias e itens comprados são válidos somente durante a run atual. Ao morrer ou iniciar uma nova expedição, seu personagem é criado do zero. As runs costumam ser bem curtas, dependendo do objetivo da expedição e do quanto você está disposto a explorar. A geração procedural ainda é a cereja do bolo, tornando cada partida única.
Veredito: Recomendado
Com uma premissa simples, gameplay viciante e uma lore bastante rica, Feed the Deep é uma boa pedida para quem gosta de exploração e horrores lovecraftianos. Ainda não possui tanto conteúdo quanto outros jogos do gênero, mas a sua base é bastante sólida, e acreditamos ter bastante potencial com atualizações futuras.
Jogue se você curte: Horrores cósmicos, fundo do mar, roguelites