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Criando o hype: Tactical Breach Wizards

Janelas, Magos e Operações Especiais.

Liv e Zen são dois membro das forças especiais da Marinha e estão num navio, em alto mar, para fazer a extração de um refém de alta importância. Essa pessoa – ainda não sabemos quem é – foi detida por um grupo de Druidas (!) da Máfia dos Druidas (!!) e cabe ao Vidente (!!!) Zen e a Cronomante (!!!!) Liv fazer o resgate que muitos achariam impossível, explodindo porta atrás de porta com Glifos de Arrombamento (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!).

Assim começa Tactical Breach Wizards, um jogo que mistura conceitos incríveis e humor sob medida com uma pegada “XCOM-like”.

Magia e Operação Tática

O tutorial – que aliás, é lindíssimo – de Tactical Breach Wizards não entrega tudo que a demo e o jogo terão por aí. Ele serve só para colocar o tom do jogo e explicar a você as mecânicas mais básicas que serão usadas

A primeira delas é a mecânica de Rewind e Foresight. Já que Zen é um Vidente, ele pode ver o futuro e se ajustar de acordo. Em termos de jogo, é muito mais do que um simples “Ctrl+Z” e implica em um fluxo de turnos bem diferente do comum nesse gênero: você faz seu turno, pode prever o que o inimigo vai fazer (e usar o Rewind para se ajustar de acordo) e aí sim, depois disso, os inimigos se movem.

A segunda delas é a assinatura da Suspicious Developments: defenestrar. Essa palavra estranha significa “arremessar pela janela” e, tal qual Gunpoint, a melhor forma de derrotar seus inimigos é defenestrando eles.

O Absurdo Genial

No restante, esse jogo é um “XCOM-like” de cabo à rabo. Gostamos muito de XCOM, tanto é que num dos nossos episódios exclusivos para os colaboradores do Catarse [Link da seção e “apoie” do site], falamos dos nossos favoritos. E esse daqui não deixa nadinha a desejar nesse quesito. Mas dá para ir além do que chamá-lo só de um “XCOM-like”. Ele é um puzzle com múltiplas formas de ser solucionado e com muita, mas muita mesmo, identidade própria.

Não só pelo fato de magos, bruxos, feiticeiros e todos os sinônimos estarem aqui e serem parte do dia-a-dia do mundo, mas isso precisa ser enaltecido também. Logo após o tutorial, conhecemos nossa protagonista de fato, Jen, uma Bruxa da Tempestade (!!!!) que após um evento ruim de sua vida, virou uma detetive particular. Durante a apuração de um caso, a delegacia de polícia está em chamas brandas (!?!) e Zen, que teve um passado com Jen, estão nessa confusão. A missão da demo que está disponível agora no Steam nos leva até uma invasão ao Banco de Dados da polícia para que possamos saber onde o sangue de Liv está para que a bruxa faça um ritual de localização.

É absurdo? Demais. Mas é genial!

Outro fator do jogo é a dobra de aposta no absurdo com um humor que não é exagerado, mas chega a parecer absurdo para um jogo que lida com invasões táticas, extrações e outras coisas que vibram com SWAT e operações especiais. Tem fuzis de assalto que são bastões de mago? Sim. Pistolas que são varinhas? Sim. Mas olha só isso: Um dos inimigos que enfrentamos é um Necromante que – juro que não estou zoando com a cara de vocês – invoca um carro fantasma com esqueletos dentro. Isso sem contar com Bori Kesh, o Piromante Menos Letal e suas chamas brandas que não queimam: mas aquecem um pouquinho a ponto de ser algo meio incômodo.

Não é o suficiente? Saca só esse diálogo da Jen com o Zen logo depois de uma missão:

– E olha, eu não tenho ideia.
– É, eu meio que achei que você ia tomar a frente nessa investigação.
– Eu ia! Mas assim que terminamos um bom pedaço dela, meu cérebro deu branco.
– É como se eu tivesse ficado sem… coisa.
– É, minha clarividência tá ficando em branco também. Eu acho que é a Síndrome de Demo.
– Você já viu isso antes?
– Sim, um colega foi chamado para a demo de Battlefield 2 direto do treinamento.

 

Se você curte XCOM-like ou todo esse lance de operações especiais, Tactical Breach Wizards será uma pedida em tanto.

Até agora, seu lançamento está previsto para o dia 22 de Agosto de 2024 (Steam) e possui uma demo

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