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Steamworld Heist II – Ossos Não Enferrujam!

Robôs piratas em busca de tesouros e da solução para um mistério. Uma marinha inimiga com todo o seu poder militar. Estranhos robôs-esqueleto. Referências a One Piece. Tudo isso e muito mais é o que Steamworld Heist II, o mais novo jogo da sensacional franquia Steamworld, dá pra gente. Evoluindo tudo que o original e já excelente jogo de 2015 trouxe, essa continuação é um dos melhores jogos de combate tático do ano e você PRECISA jogar.

Gêneros: Combate Tático por Turnos
Lançamento: 08/08/2024
Plataformas: PC, PS4, PS5, XB1, XSX, Switch
Tem idioma PT-BR: Sim
Desenvolvido por Thunderful Games
Publicado por Thunderful Games

Batalhando Pelos Sete Mares

Steamworld Heist II começa sem enrolação. Alguma coisa está acontecendo com a água do mundo e algo precisa ser feito. O jogador é colocado na pele (quer dizer, nas engrenagens e partes robóticas) do Capitão Quincy Leeway, o filho de uma pirata muito famosa. Cabe a ele reunir uma tripulação de robôs malucos – incluindo um corvo cibernético e um malandro com um monociclo no lugar das pernas – e salvar o mundo. A história é simples e divertida, e faz seu papel de ser uma excelente desculpa para todo o tiroteio e explosões.

A maior parte do tempo de jogo vai ser na tela de combate. As batalhas acontecem por turnos num ambiente 2D de visão lateral – algo parecido com Worms e Gunbound. O jogador monta seu time de tamanho variado, dependendo da missão, escolhendo entre seus robôs já recrutados, e enfrenta os mais diferentes objetivos e inimigos. O legal é que o objetivo das missões não é simplesmente limpar o mapa de inimigos. Várias fases fazem o jogador coletar itens, sobreviver um certo número de turnos, explorar certa parte do mapa pra ativar mecanismos… São objetivos bem diferentes que, juntamente com uma variedade legal de inimigos, torna cada fase bem única. Em um momento você está caçando uma dupla de bandidos lendários. No momento seguinte, está invadindo uma base da marinha pra resgatar um prisioneiro. Tem até uma fase que te coloca no meio de um conflito entre dois chefões, e o seu papel é derrotar os dois enquanto eles também tentam derrotar um ao outro.

Wesley, o robô de bigode, preparando sua bazuca

No turno do jogador cada um dos personagens recebe dois pontos de ação para se mover, usar um item, uma habilidade ou atirar com uma arma. Será que a melhor opção nesse turno é atirar uma granada congelante? Se teletransportar para o outro lado do mapa pra pegar um tesouro? Avançar rapidamente e atirar com a escopeta em formato de tubarão? São mais de 150 diferentes itens e armas equipáveis, e eles não tem somente números diferentes, mas efeitos especiais. Um rifle específico, por exemplo, não precisa ser recarregado, mas seu tiro tem alcance mais curto. E tem formato de banjo. Escolhendo sua arma, basta mirar e atirar, e a bala vai ricochetear, atravessar inimigos, explodir, causar algum efeito elemental… A variedade é realmente incrível.

E ainda tem sistema de classes

A camada estratégica por trás do combate tático é o sistema de classes. Em Steamworld Heist II, ao equipar um personagem com uma arma, ele passa a ser de uma das classes disponíveis. Equipando uma bazuca, por exemplo, o personagem se transforma em um Bombista – uma classe especializada em dano explosivo e em área. São seis classes no total, cada uma com habilidades características. Com isso, cada personagem – que também conta com habilidades pessoais únicas – pode assumir um papel específico no seu grupo. 

Daisy começa como Sniper, mas que tal pegar uma multiclasse em Bombista?

Ao equipar uma classe específica, todas as habilidades adquiridas nas outras classes podem ser equipadas usando as Engrenagens. Inicialmente, cada personagem tem 4 Engrenagens que podem ser utilizadas pra isso, e cada habilidade tem um custo. Por exemplo, o Bombista recebe, já no nível 1, a poderosa habilidade de equipar mais um item. Quer essa habilidade no seu Sniper? Fácil, basta pegar um nível de Bombista pra aprender essa habilidade e aí, depois disso, volte a classe pra Sniper e equipe a habilidade, que tem custo de 2 Engrenagens. O jogador pode trocar de classes e habilidades equipadas a qualquer momento e sem custo algum, dando liberdade pra adaptar a sua estratégia para cada fase específica, e é super importante montar seu time pensando na sinergia das classes e nos desafios que vem pela frente.

Falando em desafio, o jogo conta com 5 modos de dificuldade. Já no médio o jogo vai ser relativamente desafiador, mas caso o jogador tenha experiência com outros jogos de estratégia, as dificuldades mais altas entregam um desafio bem interessante. Falhar uma missão não tem nenhuma consequência negativa, e o jogador pode “voltar no tempo” a qualquer momento da missão e retroceder 2 turnos para refazer algo que tenha dado muito errado. A dificuldade também pode ser alterada a qualquer momento do jogo. No geral, é um jogo super customizável na sua experiência.

Tá, mas e o resto do jogo?

Depois de tantos elogios pro combate, o que falar do resto do jogo? Bem, mais elogios. O estilo visual do jogo, já conhecido dos fãs da franquia Steamworld, é lindo e super colorido. O design de personagens torna cada um dos membros da tripulação único, e os chefões são um espetáculo à parte. A trilha sonora espetacular, meio folk rock, fica na conta da banda Steam Powered Giraffe, uma banda real mas que poderia fazer parte do universo Steamworld facilmente. Eles já fizeram a trilha sonora do primeiro jogo e voltaram com força total, deixando cada visita a uma das tavernas do jogo um momento memorável.

Entre uma fase e outra o jogador controla um submarino, e é com ele que você navega pelo “mapa do mundo”. Durante esse momento entre fases o jogador explora e revela o mapa e encontra combates rápidos e em tempo real contra submarinos, navios e galeões. Essa é uma maneira excelente de “limpar o palato” entre uma missão e outra, e deixa o ritmo do jogo bem mais legal e menos cansativo.

Entrando na área mais ao norte do mapa em busca de um cientista maluco…

Steamworld Heist II sabe a importância de ter um bom ritmo. Além dessa jogabilidade intercalada entre os combates por turnos e a exploração em tempo real pelas águas do Grande Mar, o jogo é dividido em dias. Cada membro da tripulação só pode fazer uma missão por dia, e ao fim do dia o jogador vai até uma taverna pra descansar. Nesse momento também o jogador troca seus recursos adquiridos naquele dia por novas armas, equipamentos, melhorias pro submarino… Cada missão tem recompensas importantes, e cada sessão de jogo evolui os seus personagens e equipamentos de maneira significativa. O jogo é excelente em qualquer plataforma, mas parece 150% pensado para ser jogado no Switch ou Steam Deck, em sessões curtas de maneira portátil.

Veredito: Obrigatório

Steamworld Heist II é um joguinho excepcional. De escopo pequeno e qualidade gigante, tudo é feito com muito carinho e atenção a detalhes. São opções variadas de customização e dificuldade, uma montoeira de idiomas disponíveis (incluindo PT-BR), e tudo coroado por uma total ausência de bugs, pelo menos na minha experiência. É um jogo super divertido e descompromissado, mas desafiador se o jogador quiser, e de qualidade excelente em tudo que se propõe.

P.S.: Jogue Steamworld Quest. É um RPG deckbuilder nesse mesmo universo. E é sensacional.

Jogue se você curte: combate tático, Worms, piratas, robôs-esqueleto

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