capa_sunset-sprout

Sunset Sprout – O Prazer das Coisas Simples

Com o sucesso recente de títulos como Claire Obscur: Expedition 33 e Hollow Knight: Silksong, a discussão sobre o que é um jogo indie ficou muito mais acirrada. Embora estes títulos possuam uma liberdade criativa digna de jogos independentes, os recursos necessários para o desenvolvimento são comparáveis a estúdios grandes, deixando esses jogos em um estranho limbo descritivo. Estes exemplos, porém são a exceção da exceção da indústria, e não refletem a realidade da maioria da indústria de jogos independentes. Como é o caso de Sunset Sprout, jogo criado por uma única pessoa com nada mais é além de boas ideias, força de vontade e algum tempo livre.

Gênero: Fazendinha, Cozy
Lançamento: 28/11/2025
Plataformas: PC
Tem idioma PT-BR: Não
Desenvolvido por Fontty Games
Publicado por TheGamesFortress

 

Vida na Fazenda

O sucesso dos jogos cozy se dá justamente por trazer uma experiência mais tranquila, uma forma de relaxar e escapar um pouco do caos e correria da vida cotidiana. Os momentos iniciais de Sunset Sprout inclusive brincam com isso, contando como você deixa um emprego enfadonho e decide viver em uma fazenda em uma ilha remota, onde é acolhido pela população local e logo torna-se parte da comunidade. Após um breve tutorial ensinando as mecânicas básicas do jogo, você já é capaz de aproveitar o viciante looping de gameplay, que consiste em atender às diferentes demandas dos moradores da ilha.

Essas demandas funcionam como pequenas missões, que aos poucos direcionam o progresso tecnológico da sua fazenda. Funciona assim: uma de suas primeiras entregas é uma remessa de trigo. O trigo é facilmente plantado, e cresce rapidinho. Ao entregar entregá-lo, o jogador ganha dinheiro e madeira, item que é usado para consertar o velho moinho da ilha. O moinho é então usado para moer o trigo e produzir farinha, que é necessária para a próxima entrega, e assim por diante. Aos poucos, sua fazenda ganha mais e mais instalações, permitindo cadeias de produção cada vez mais complexas. Essa evolução ocorre de maneira quase orgânica, sem grandes picos de dificuldade ou limites de tempo.

O jogo ainda conta com as 4 estações do ano, que mudam completamente o visual de sua ilha!

De forma geral, a progressão em Sunset Sprout lembra um jogo mobile: não há NPCs visíveis no mapa do jogo, e toda a sua interação com eles se dá através de mensagens em sua caixa de entrada. É através dessas mensagens que você recebe as demandas e pequenos causos dos moradores (mecânica muito similar à Animal Crossing), que ajudam a entender um pouco do universo do jogo. Como já dito anteriormente, assim como em um jogo mobile, cada plantação leva um certo tempo para crescer, embora esse tempo seja bem menor e mais gerenciável. Plantas básicas como trigo e tomate crescem em poucos segundos, já cultivos mais avançados demoram mais. Como cada planta tem seus próprios estágios de crescimento, é fácil saber quando ela está pronta para a colheita.

Ao cumprir objetivos e juntar dinheiro, também é possível expandir sua fazenda, comprando terrenos adjacentes. Além de aumentar sua área para cultivo, cada novo terreno desbloqueia novas estruturas para sua fazenda, como minas, espaços para criação de animais e até um farol, que de tempos em tempos atrai comerciantes para sua ilha.

 

Simplicidade, mas não livre de problemas

Expandir a ilha também abre mais espaço para decorá-la à sua maneira. A qualquer momento, o jogo te permite abrir um modo de edição, permitindo reposicionar qualquer elemento da sua fazenda, sem qualquer penalidade. Uma adição muito  bem vinda para quem adora customização, mas infelizmente possui alguns problemas de colisão, especialmente nas bordas do mapa, ou próximo a estruturas grandes, como o seu celeiro.

Embora útil, o modo de edição tem alguns problemas de colisão, especialmente nas bordas do mapa

Além deste e  alguns outros bugs menores na navegação de menus, um dos grandes problemas de Sunset Sprout é a monetização esquisita típica de um jogo mobile. Além da moeda tradicional do jogo, usada para comprar sementes e expandir a fazenda, Sunset Sprout também conta com duas outras moedas ‘Premium’: Diamantes e as Sunset Seeds. Os Diamantes são utilizados para comprar animais e alguns itens cosméticos do jogo, e podem ser obtidos através da conclusão de missões diárias e semanais. Já as Sunset Seeds são usadas para comprar upgrades para suas estruturas, permitindo que elas produzam mais. Como você está limitado a apenas uma estrutura de cada tipo, estes upgrades acabam sendo importantes para determinadas entregas. A obtenção dessas Sunset Seeds parece ser aleatória, com uma pequena chance de aparecer após cada colheita. Apesar de não cobrar dinheiro real por essas moedas, obtê-las é desnecessariamente trabalhoso, contrariando sua própria premissa de ser jogo mais tranquilo.

Embora o jogo não te cobre nenhum centavo a mais para obter essas moedas, para obtê-las é preciso um grind considerável, já que tantos os upgrades quanto os itens cosméticos são bastante caros.

 

Veredito: Dê uma Chance

Com o sucesso de Stardew Valley (temos um podcast sobre o jogo, clique aqui para ouvi-lo), nos últimos anos houve uma verdadeira explosão no gênero dos cozy games, jogos que trazem uma experiência mais pacífica, sem combates complexos ou limites de tempo. Porém, conforme o gênero evoluía, alguns desses jogos tornaram-se complexos demais, incorporando mecânicas de construção, criação de itens, relacionamentos com NPCs, eventos, calendários e muito mais. Embora todo esse conteúdo seja bem-vindo para fãs do gênero, pode facilmente sobrecarregar jogadores menos experientes. Aqui é onde Sunset Sprout brilha, oferecendo uma alternativa mais simples frente a outros títulos do gênero. Embora o jogo conte com muitos bugs e algumas escolhas de design esquisitas, o saldo ainda é positivo para quem busca um jogo simples para relaxar e distrair a mente.

Jogue se você curte: Jogos cozy, fazendinha, Stardew Valley, Dredge

Entenda o sistema de avaliação do Galinha Viajante!

Leia nossos outros reviews!

Sobre o autor:

caixinha de recados

Tem algo a comentar sobre o assunto? mande uma mensagem para nós!

leia também:

O número de RPGs independentes incríveis nos últimos meses é um absurdo. Nós fãs de RPGs esquisitos,...
 A.I.L.A. é o novo jogo da brasileira Pulsatrix que ficou conhecida pelo Fobia, jogo lançado em 2022...
Um dos subgêneros de videojogos que ganhou muita tração e, de forma meteórica, também caiu foram os ...

newsletter