Ruffy and the Riverside


Ruffy and The Riverside é facilmente um jogo que logo de cara irá remeter a referências de jogos famosos antigos, com um visual muito parecido com o de Paper Mario, porém preservando e provando que mesmo assim possui suas características criativas únicas, com animações vivas e muito bem feitas.

Gênero: Ação e Aventura, Plataforma, Quebra Cabeça
Lançamento: 26/06/2025
Plataformas: PC, Nintendo Switch, Xbox One/ Xbox Series, Playstation 5
Tem idioma PT-BR: Sim
Desenvolvido por Zockrates Laboratories UG
Publicado por Phiphen Games

 

Mas afinal do que se trata Ruffy and the Riverside? O game inicia com uma narrativa simples apresentando um mundo diferente, mas muito bem construído, onde Ruffy é uma criatura simpática que mora e foi criado em um bosque chamado Riverside, com a mentoria de uma toupeira o Sr. Eddler, nosso herói Ruffy começa seu maior desafio, ser treinado para cumprir a tarefa de salvar o bosque de um ataque planejado por Groll (o vilão).

E através dessa premissa a jornada do nosso herói é desenhada para que possamos junto da ajuda de todos do bosque, salvar o dia, ou melhor, o bosque inteiro.

Pular, planar e girar

Ruffy and the Riverside tem como ponto central explorar o ambiente e testar possibilidades, Ruffy pode pular, correr, estapear que funciona como uma forma de ataque e também planar com ajuda de uma abelha que será sua companheira de jornada e conselheira, porém o maior destaque de Ruffy é seu talento único de “copiar e colar“, ele consegue absorver características de um objeto/item e transformar outros objetos/itens na forma que ele absorveu anteriormente, parece complicado de explicar e entender, na prática é uma maneira muito legal de gerar possibilidades de resolução para algum enigma, quebra cabeça ou até mesmo transpor alguma barreira da fase, durante a jogatina.

Ruffy possui o talento de copiar e colar.

No começo pode ser um pouco confuso para o jogador se adaptar a essa habilidade, principalmente porque o jogo não te mostra ou dá dicas diretas, portanto fica totalmente a cargo do jogador observa, testar e supor diversas possibilidades para resolução de alguns enigmas, em certos momentos chega a ser um pouco frustrante, porque embora Ruffy detenha de tal habilidade de absorção, nem tudo é possível absorver e transformar, por vezes o jogador ficará travado procurando a solução de determinado enigma obrigatório para dar continuidade a história principal.

Como dito anteriormente, embora Ruffy tenha muitas possibilidades de absorver e transformar, os enigmas nem sempre tem essa abertura de possibilidades de solução, sendo algo bem linear e que requer somente uma forma lógica para obter a solução correta, o que mais uma vez pontuo, pode ser frustrante ao jogador que ficará travado em determinada missão.

ruffy and the riverside-galinhaviajante-texto2

ruffy-jump-galinhaviajante-4

 

Coletar e explorar

Além de todo visual convidativo do jogo e uma jogabilidade bem fluída e agradável, Ruffy and the Riverside também traz elementos muito parecidos com o de Banjoo-Kazooie, o famoso gênero collectathon , aqui em Ruffy and the Riverside não tem muitos, diria até que tem a quantidade perfeita que casa muito bem com a duração do jogo, não se alongando demais a ponto de tirar toda a premissa ou desviar a atenção do jogador para tarefas sem sentido.

O que chama muita atenção é que todo mapa de Riverside é vivo, e de longe o jogador já é instigado a explorá-lo, porém no começo do game minha dica é, faça as missões principais, muitos elementos e enigmas do mapa não são possíveis de concluir sem determinados elementos que liberam ao decorrer do jogo, nesse ponto acredito que o jogo poderia ocultar essas tarefas para não fazer com o que o jogador perca muito tempo tentando algo que não irá conseguir, aumentando a frustração em não concluir alguma tarefa secundária, e o mapa está lotado de tarefas.

Apesar de tudo isso, Ruffy and the Riverside é um jogo muito divertido e que irá fazer com que alguns jogadores vivencie com muita nostalgia jogos do gênero, e para os novatos fica uma excelente porta de entrada para se interessar e divertir-se.

 

 

Outro ponto muito positivo do jogo é que está totalmente traduzido em português brasileiro (muito bem traduzido, diga-se de passagem), joguei totalmente no Steam Deck Oled, com uma duração bateria de até 4 horas direto rodando nas configurações padrões que o jogo já pré determina, não houve problemas de performance em momento algum, o jogo já está otimizado para a plataforma Steam Deck.

Jogamos Ruffy and the Riverside com uma chave de análise fornecida pela desenvolvedora.

 

Sobre o autor:

caixinha de recados

Tem algo a comentar sobre o assunto? mande uma mensagem para nós!

leia também:

Eis um dos meus jogos mais aguardados do ano. Eu sou um grande sommelier de metroidvanias, e 2025 nã...
Quando a Double Fine anunciou Keeper, fomos surpreendidos por algo instigante. Víamos um farol andan...
Já ouviu falar de The Legend of Heroes? Esse nome altamente genérico (mas, sejamos sinceros, Final F...

newsletter