Cópia de avatar nova logo

Iron Meat – Contra Carne e Aço

Se você acompanha notícias ou canais sobre joguinhos, já deve ter ouvido falar do termo ‘Sucessor Espiritual’. Ele é usado para aqueles jogos que se inspiram em obras mais antigas, seja através dos temas abordados, seja em aspectos de gameplay. No mundo dos jogos indie podemos encontrar vários exemplos disso, desde os mais famosos como Bloodstained e Sea of Stars, até os menos conhecidos, como nosso joguinho de hoje. 

Considerado um sucessor espiritual da série Contra, Iron Meat promete muita ação, inimigos bizarros e um modo cooperativo bastante divertido. Será que é tudo isso mesmo? Ou somente mais um caso de ‘pode copiar, mas não faz igual’? 

Gênero: Ação, Shoot’em Up
Lançamento: 17/09/2024
Plataformas: PS4, PS5, XBO, XSX, Switch, PC
Tem idioma PT-BR: Sim
Desenvolvido por Retroware
Publicado por Retroware

Peraí, um novo Contra?

Em um futuro distante, um cientista realiza experimentos com formas de vida alienígenas em uma base secreta na Lua. A experiência sai do controle, e um ser conhecido apenas como ‘A Carne’ passa a consumir tudo e todos. Em pouco tempo a treta chega na Terra, e apenas um herói (e sua metralhadora enorme) pode salvar o dia.

Fase 1 na floresta? Check!

Essas poucas linhas resumem toda a história de Iron Meat, jogo de ação altamente inspirado nos jogos de tiro sidescroller dos anos 90. Se você conhece o estilo, já sabe o que fazer: siga sempre em frente, atirando em tudo que se mexer (e evitando os tiros inimigos). 

Aqui, a inspiração em Contra é nítida: a movimentação é frenética, e um único projétil inimigo é suficiente para tirar uma vida do jogador. Há também algumas seções de plataforma, que exigem pular abismos ou se deitar no chão para evitar armadilhas, tudo isso enquanto tenta se esquivar do fogo inimigo. 

Aquela típica seção de plataforma que exige reflexos rápidos

Sua arma também possui upgrades ao melhor estilo Contra: ao derrubar um drone ou acertar uma caixa específica, você consegue power-ups que modificam sua arma. O arsenal é relativamente variado, contando com escopetas, lançadores de granada e armas de laser. Como essas modificações são perdidas ao morrer, é preciso estar bem atento aos inimigos se quiser manter um bom poder de fogo.

Pixel Art Matadora

Falando em inimigos, o design dos monstros do jogo é um dos pontos altos do jogo. A Carne infecta especialmente estruturas de metal, dando a elas um aspecto bem grotesco. Prepare-se para ver portões com dentes, caminhões com patas de aranha e carros com uma boca enorme no lugar do capô. 

 

Trem-verme gigante? Maneiro vai!

No entanto, o que sobra de criatividade nos inimigos deixa um pouco a desejar em relação ao protagonista. No início do jogo podemos escolher entre duas skins diferentes: um soldado azul e um soldado verde. Ao acumular pontos completando as fases, novas skins vão sendo liberadas, a maioria com aparência bem genérica. Como os visuais dessas skins são desinteressantes e puramente estéticos, não há muita motivação para desbloquear todos. A não ser, é claro, para os complecionistas de plantão. 

 

Veredito: Dê uma Chance

Iron Meat replica muito bem o clima de um shoot’em up dos anos 90, com projéteis coloridos, visuais edgy e muita ação, mas se limita somente a isso. Apesar do pixel art crocante e uma bela trilha sonora, a sensação de se estar jogando um clone sem alma de Contra é constante.  

Jogue se você curte: Contra, Shoot’em ups, pixel art, carne

Agradecemos demais ao Keymailer e a Retroware pela chave cedida! Muito obrigado!

 

Entenda o sistema de avaliação do Galinha Viajante!

Leia nossos outros reviews!

Sobre o autor:

caixinha de recados

Tem algo a comentar sobre o assunto? mande uma mensagem para nós!

leia também:

O Brazil Indie Showcase, um festivalzão de vídeos e anúncios de (claro), indies brasileiros, vai aco...
Para a surpresa de um número entre zero e nenhuma pessoa, Metaphor mal saiu e já vendeu UM MILHÃO DE...
A Arc System Works revelou durante uma conferência na BGS que Guilty Gear Strive receberá uma atuali...

newsletter