Bobo Bay — Preview (pré-alpha) – Temos que cuidar! Temos que cuidar ar!

Bobo Bay é aquele jogo para quem gosta de cuidar de bichinhos. Sabe aqueles jogos como Nintendogs e Monster Rancher, onde você cuida de seus bichinhos para realizar tarefas ou competições?

Bobo Bay é baseado em cuidar dos bichinhos para que eles fiquem fortes e assim lutar com outros, ou até mesmo disputar uma corridinha. O maior destaque no jogo, é o sentimento emocionante em torcer pelo bichinho e ver se a sua criação teve efeito para ele ser forte o suficiente.

No entanto, cabe dizer que o jogo está longe do lançamento (a janela oficial aponta para 2026), portanto faremos um preview, demonstrando o que gostei e o que não gostei neste teste inicial com o jogo.

 

Vai Bobo! Vai!

Fofura, mas (ainda) pouca diversidade

Os Bobos (nome dos bichinhos que cuidamos) são miúdos redondinhos que parecem uma mistura de slime com bichinhos de pelúcia. De cara, o design acerta no “ownnn!” porque são bolotinhas fofas. No entanto, ainda são poucos variados nessa build do jogo. Notei somente algumas poucas variações e cores e algumas diferenças de formato de cabeça, orelha e roupinha.

A promessa dos desenvolvedores é entregar dezenas de espécies na versão final; sem isso, a sensação de descoberta pode minguar cedo demais.

Pelos vídeos apresentados, até tem mais variações bonitinhas, mas são desenhos visuais ainda centradas na mesma base e espero que não somente implementem esses designs, mas que também adicionem algo mais extravagante.

 

Desenhar com o Bobo vai ser muito fofo!

 

Entre um treino e outro, dá para passear pelo hub urbano para comprar frutas especiais, acessórios para mudar o visual e até mesmo adotar um  Bobo do abrigo. Acredito que haverá mais adições futuramente, pois encontrei itens que não funcionavam ainda, mas que prometia ser promissor, como aprender a desenhar com o Bobo.

Seria legal se tivessem mais coisas dessas para podermos interagir com os Bobos. Imagina criar um laço afetivo por desenhos? Imagina isso gerar um atributo afinidade que faz com que a torcida seja mais potente na competição? Ok, já estou viajando. Pode ser legal, mas só de ter interação com os bichinhos já é algo interessante e divertido para podermos ter momentos relaxantes com eles.

Loop de treinador de bolso

Quem jogou Monster Rancher ou foi técnico em Punch Club vai sacar o loop em segundos. Você cuida dos bichinhos para evoluí-los e seus atributos aumentam.

Na build que testei, você tem frutas diversas e cada uma melhora um atributo diferente, porém não dá para apelar dando várias frutas porque ele só come algumas por dia. Então, já dá para ver uma característica do jogo de possibilitar builds, pois você é incentivado a pensar na alimentação de cada Bobo conforme o tipo de competição que você pretende colocá-lo: mais força para lutar, mais velocidade para corrida, etc.

 

O Hub é uma promessa de diversas atividades. Ainda não tem tudo acessível.

 

Depois de “evoluir” os bichinhos, você pode levá-los para competições, cujo temos duas no playstest: corrida e luta, espero que tenham mais algumas até a versão final.

Na corrida, escolhemos o circuito e escolhemos o Bobo que irá competir. Quando a corrida começa, você assiste ele correndo e pode, com o único comando possível, torcer, por eles, que funciona como um mini-turbo.

Já na luta, você coloca seu bobo numa luta 1×1 contra outro e o jogador age mais como técnico por meio da escolha de três posturas estratégicas: defensiva, equilibrada e ofensiva.

Então, a graça desses jogos é torcer, e ver o resultado de todo esforço que o jogador teve treinando o Bobo, se irá dar certo ou não. Acredito que futuramente será possível utilizar itens, caso contrário, essa é uma boa ideia para se implementar na versão final do game, o que poderia alterar de forma positiva a dinâmica do jogo.

O gameplay Bobo Bay me lembrou Nintendogs e Monster Rancher.

Nintendogs tinha emoção na hora que você ia ver se o cachorro realizar ou não o que foi treinado. Já o Monster Rancher foi o fato de você torcer pelo seu “pet” conseguir vencer a luta e digo que se conseguirem refinar as mecânicas de luta, Bobo Bay pode até de alguma forma relembrar esse clássico do PlayStation.

Já dá parar ver que podemos ter muitas competições legais.

Veredito preliminar

Esta build de Bobo Bay apresenta alguns problemas de performance (o game foi jogado na Steam), mas que devem ser arrumados até o lançamento em 2026.

O jogo parece legal com a proposta de cuidar de mascotes fofos para competir. No entanto, isso tem que ser mais refinado até o lançamento. Além disso, se os desenvolvedores adicionarem mais biodiversidade e algumas tarefas no hub principal, podemos ter um jogo muito que vai trazer um jogo legal com uma jogabilidade que é pouco produzida.

Vou tomar a liberdade de colocar o que gostaria na versão final:

1 – Mais variedade visual nos Bobos;

2 – Um sistema de competição mais robusto com ligas, habilidades, rankeamento, etc.;

3 – Mini-jogos na cidade que respeitem o ritmo relaxante e quem sabe, trazendo alguma recompensa mecânica.

4 – Otimização da performance para que o jogo seja mais acessível a pessoas com computadores mais modestos.

5 – Deixar as mecânicas  mais ágeis, pois senti que ainda tem procedimentos meio burocráticos demais.

Bobo Bay é um jogo que a graça está em cuidar de bichinhos e torcer por eles competições. Vale adicionar o jogo no seu radar, pois se os desenvolvedores conseguirem refinar as mecânicas propostas e adicionar mais variedade visual, o jogo tem potencial para se destacar no gênero.

Jogue se você curte:  Monstrinhos; cozy; treinamento; fofuras; Taming

Entenda o sistema de avaliação do Galinha Viajante!

Leia nossos outros reviews!

Agradecimentos imensos ao pessoal da NewFutureKids pela chave! Valeuzão!

Sobre o autor:

caixinha de recados

Tem algo a comentar sobre o assunto? mande uma mensagem para nós!

leia também:

Chegou aquela época do ano que você olha pra sua carteira e sente pena do seu cartão. É a promoção d...
Se você já acompanha o Galinha Viajante há algum tempo, sabem do que eu vou falar já. Então me permi...
Microsoft corta milhares de funcionários da divisão de games mesmo em bons resultados financeiros No...

newsletter