Cópia de avatar nova logo

OpenAI treinou Sora para fazer video de videogame

Embora não haja uma confirmação diretamente da OpenAI sobre isso, as evidências são tão sólidas que fica difícil dizer o contrário: Aparentemente, a OpenAI treinou a sua IA generativa de vídeos, Sora, e agora a plataforma cria vídeos de falsos jogos e, talvez mais preocupante ainda, vídeos falsos de criadores de conteúdo na Twitch.

Não é bootleg. É só o Sora roubando mesmo

A reportagem de Kyle Wiggers no TechCrunch mostra que, embora o Sora tenha filtros para evitar tretas co marcas registradas e licenciamentos (por ex.: o prompt “gere gameplay de Mortal Kombat 1” não funcionaria ou geraria algo completamente diferented o esperado), quando o comando para a IA generativa envolve a criação de um vídeo de streamers jogando alguma coisa, o Sora tenta reproduzir a UI, o site e até mesmo streamers famosos da Twitch.

o frame acima foi capturado de um vídeo gerado pelo TechCrunch no Sora.

Na imagem acima é possível ver uma das tentativas e nela a IA Generativa criou Raúl Álvarez Genes, conhecido com Auronplays: com tatuagem e tudo mais. Também foi possível gerar vídeos com outras pessoas famosas, como Pokimane. Advogados e especialistas em IA olham para isso com preocupação e franco desgosto. A primeira parte preocupante se dá, claro, na forma discutivel que a OpenAI treinou o Sora. Segundo documentos públicos, o Sora é treinado com conteúdo público disponível na internet, o que incluem streams da Twitch, mas isso pode gerar um nó jurídico impressionante.

“Vídeos de games (playthroughs) envolvem pelo menos duas proteções de copyright: o de conteúdos do jogos que pertencem aos desenvolvedores e do vídeo, em si, criado por quem fez o video” – disse Evan Everist, advogado especialista em diretos autorais, ao TechCrunch – “E para alguns jogos, existe uma potencial terceira camada de direitos, na forma de conteúdo criado por usuários (como mapas criados por outros jogadores em Fortnite)”

Além disso, existem mais dois potenciais problemas nessa situação. O primeiro problema é que se o Sora está treinando com dados públicos, não é só a Twitch que está no escrutínio larápio disfarçado de aprendizado: outras plataformas como YouTube e Tiktok podem ter sido usadas para treinamento. O segundo problema é que esses sites não tem garantia alguma para seus criadores de conteúdo se protegerem disso, afinal de contas, se o Sora reproduziu um vídeo com alguém muito parecido mesmo com o Auronplays, isso foi feito sem o consentimento do mesmo.

Isso não é Minecraft: Isso é o Sora REPRODUZINDO (e controlando o player!) Minecraft

“Treinar AI com vozes, movimentos, personagens, músicas, diálogos e artes nos games constitui roubo de propriedade intelectual, da mesma forma que seria se você pegasse um destes elementos e usasse em outros contextos” , Avery Willians, também falando com o TechCrunch “As questões que circundam o fair use (uso de conteúdo protegido direitos autorais sem que configure infração) que apareceram recentemente em processos contra empresas de IA Generativa afetará a indústria de games tanto quanto outro mercado criativo”

Sobre o autor:

caixinha de recados

Tem algo a comentar sobre o assunto? mande uma mensagem para nós!

leia também:

O Switch 2 é real e vem aí, pessoal. E talvez tenha sido com o anúncio mais… diferente? Não dá...
O Souslike indie BR do pessoal da Mad Mimic (Dandy Ace), Mark of the Deep, será lançado no dia 24 de...
A ninja de fogo de Fatal Fury fará sua estreia em breve em Street Fighter 6! Mai Shirnui! Confira o ...

newsletter