Cópia de avatar nova logo

Justiça Histórica no Grammy e no mundo da música de games

Ontem, dia 02 de fevereiro, Winnifred Phillips ganhou o Grammy de Best Score Soundtrack for Games pelo seu trabalho com o jogo Wizardry Proving Grounds, o remake da série que saiu recentemente. A trilha sonora consiste em um trabalho especializado da compositora com música medieval. Digo até que é a música de Phillips é a melhor parte do jogo, algo que pode ser melhor tratado em um futuro episódio do Galinha ou alguma matéria.

“Mas qual a importância disso?” vocês me perguntam “e quem é essa mulher?”

Winnifred Phillips é a compositora de diversos jogos icônicos como God of War (2005), Assassin’s Creed Liberation, LittleBigPlanet 2 e 3, Clash of Kings, Borderlands, só para citar os mais conhecidos porque são vários games dentre jogos de diversos estilos e orçamentos. E é muito interessante ela ganhar o reconhecimento ao mesmo tempo que consegue trazer reconhecimento também para série Wizardry, que tem muita importância na história dos games.

Além disso, Winnifred é um personagem importante na história da game music como um todo. Ela escreveu um dos primeiros livros sobre game music, amplamente utilizado por compositores e pesquisadores sobre o tema (assim como eu), chamado A Composer’s Guide to Game Music, lançado em 2014. E vocês não imaginam o como são poucas as publicações sérias sobre game music até hoje.

Felizona e muito fofa

O segundo fator é que ela foi importantíssima para a valorização da game music e do trabalho do compositor musical tanto na mídia quanto na própria indústria de games. Um fato curioso sobre isso é que ela participou do grupo que reivindicou pela criação de uma premiação direcionada para música de jogos no Grammy. É uma história interessante por si só que começa com a premiação de Baba Yetu no álbum particular do compositor Christopher Tin anos depois da música já ter sido lançada no jogo. Então, a pergunta de “por que não ganhou quando saiu no videogame” foi argumento base que fez o Grammy começar a mobilizar-se em direção a essa valorização da trilha sonora de jogos.

Logicamente, eu só coloquei algumas histórias para instigar vocês a conhecer a compositora. Infelizmente, apesar dela ter ganhado prêmios, participado de jogos, escrito livros e artigos sobre game music, Winnifred continua pouco conhecida entre os jogadores de modo geral. Isso leva ao questionamento do por que disso acontecer? Ela seria extremamente lowprofile ou são outros fatores mais complexos?

Enfim, colocarei o link da página da rede social da compositora para que confiram seu trabalho e vejam a premiação : Winifred Phillips (@winphillips) / X

Sobre o autor:

caixinha de recados

Tem algo a comentar sobre o assunto? mande uma mensagem para nós!

leia também:

Você chega cansado em casa depois de um dia de estudos ou trabalho intenso e quer um pouquinho de la...
Pois é. A N vermelha que não é a Nintendo divulgou ontem a data de estreia do anime de Devil May Cry...
Não é pegadinha. Não é meme. Não é zoeira. Essa é a notícia que fará os fãs mais assíduos do Xbox ra...

newsletter