A Nintendo quer que assinemos o Nintendo Switch Online de qualquer jeito. Ela está nos comprando com música e essa eu faço questão de cobrir para vocês.
Hoje, dia 30 de outubro, ela anunciou o Nintendo Music, um player de músicas de trilha sonora de seus jogos. As músicas serão acessadas pelo aplicativo do Nintendo Switch oficial e você precisa ter a assinatura do Nintendo Switch Online para ter acesso.
A Nintendo promete o básico de um player de música: músicas, playlists recomendadas, playlist customizável, sistema de busca, o padrão. O anúncio diz que já terá uma quantidade grande de músicas. Não deu uma lista clara de todas as listas, mas disse que iria adicionar músicas com o tempo. Então, caso não encontre a música que quer, é possível que ela seja adicionada depois.
Um recurso inesperado foi o “spoiler prevention”, no qual você pode adicionar um jogo a uma lista de jogos que serão retirados do seu player. Então, caso você não queria receber spoiler de música de um jogo que não jogou, é só adicionar o jogo na lista e ficar tranquilo passeando pelas outras músicas. Essa opção foi feita especialmente para o nosso Samuca que odeia spoiler, inclusive de música.
Mais um recurso que demonstraram que achei impressionante, apesar de simples, é o de poder estender a duração da música, algo que combina com a game music que tem seu loop. Nessas horas, tiro o chapéu para a Nintendo porque ela reconheceu a natureza da game music e das possibilidades que o loop musical. Desse modo, você poderá colocar aquela música que você gosta para ficar mais de uma hora se repetindo suavemente. Isso você não encontra em outras plataformas.
Outra coisa legal que a Nintendo vai oferecer também vão ser playlists temáticas baseadas em personagens dos jogos ou em tipo de humor (animado, relaxante, triste, etc). Já me pergunto: qual será a seleção de músicas agitadas para malharmos? Qual a seleção de músicas sugeridas pela própria Nintendo para estudar? Só com o tempo e experimentando para avaliarmos, mas a curiosidade já está me agitando.
Enfim, isso é muito importante para a distribuição oficial de música de games, pois não temos como acessá-las facilmente por meios totalmente legais. Não tem músicas oficial nas plataformas diversas de streaming, o que faz com que tenhas que correr atrás de uma mídia física ou de procurar algum upload não oficial. Mas sabe o que é melhor nisso tudo? Agora a gente provavelmente vai começar a ver mais covers de músicas de jogos da Nintendo, pois esse processo deve começar a melhorar as condições de licenciamento.
E aí o que acharam? Eu sei que logo logo vou assinar o Nintendo Switch Online ao menos para testar a novidade