Dentro do cenário de jogos de luta, poucas pessoas são tão proeminentes, fofas e queridas como Maximillian “Dood”. Streamer, YouTuber e um dos grandes – se não um dos maiores – entusiastas dos fighting games, Max nos brindou com uma das reações mais sinceras na internet com o retorno de Marvel vs. Capcom:
Se a reação dele foi exagerada ou não é uma coisa para uma outra oportunidade talvez, mas a dúvida que você deveria ter é “Eu deveria me animar para o retorno de Marvel vs. Capcom?” e a resposta dela é “MAS É CLARO!!!”
Vou te levar para dar uma voltinha ♫
É importante termos um contexto da situação em que Marvel vs. Capcom se encontrava para você também se animar com o retorno do jogo (e da série de jogos como um todo da série MvC). Depois do lançamento da versão de PlayStation 2, lá pelos idos de 2003, MvC só viu relançamento oficial em 2009 para PS3 e Xbox 360 (físico e digital). Além disso, tivemos Marvel vs. Capcom 3 e sua versão melhorada e “definitiva”, o Ultimate MvC3. Ocorre que, em 2013, por conta de questões de licenciamento (provavelmente o pior inimigo da série MvC), os jogos foram retirados das plataformas digitais.
Não parece, mas foi um problema gigante para a CAPCOM. Estamos falando de uma franquia de jogos de luta que, sem meme e zoeira, revolucionou os jogos de luta e criou – ativamente – o padrão de tag fighters com 2 ou 3 personagens. Estamos falando da série de games que nos permitiu parear personagens que ninguém poderia imaginar, os dois soltando raios gigante na tela, trocar de personagem no ato e ainda fazer o Shuma-Gorath ser conhecido por quem não lia quadrinhos, além é claro, de nos dar essa INCRÍVEL imagem
Em 2017, devido a uma mudança na política de licenciamento da Disney – basicamente uma derrapada feia com aquele Disney Infinity – permitiu com que seus personagens pudessem ser usado por outras empresas e aí tivemos Marvel vs. Capcom: Infinite e isso tinha tudo para ser o retorno triunfante da franquia… se não fosse pelo fato de que a Capcom não fez um deverzinho de casa do Marketing e o jogo passou muito despercebido. Para uma empresa grande, números baixos geralmente significam “não vale a pena”.
Mas vejam: apesar do lançamento de MvC:I, não havia, desde 2013, uma forma oficial sequer de se jogar qualquer jogo da série Vs. Se você quisesse jogar, fosse casualmente ou numa tentativa de ser profissional, teria que jogar via emuladores. Campeonatos dependiam de consoles e mídias bem conservadas e isso deixa tudo isso muito restrito algo que não deveria ser. Algo que é amado e reverenciado não só pela comunidade, mas por muitos que jogaram Marvel. E assim, lentamente, Marvel vs. Capcom foi virando uma memória e o retorno parecia muito distante.
Algo na proporção de uma chance em 14.000.605
HERE COMES A NEW CHALLENGER!
E aí vem o vídeo da reação do Max. Lógico que ele, em específico, tem muito mais razão para celebrar dessa maneira. O cara estava desde 2021 levantando a hashtag #freeMvC (“libertem MvC”) e Marvel vs. Capcom é uma das razões pelas quais ele é quem é em termos de Internet hoje em dia. Mas tem mais razão para isso ter acontecido.
E não é que estamos na chance certa?!
Com o anúncio de uma coletânea da série Vs. isso é, em definitivo, o sinal de que os engravatados precisam para soltar um Marvel vs. Capcom 4 – nada de Infinite, quatro mesmo. Engana-se quem pensa que basta só a internet mostrar que quer um MvC4 porque isso já é sabido pelos executivos. A Produtora da Marvel Games, Laura Hathaway, disse no Official Marvel Podcast que “estamos sempre procurando por formas de surpreender e agradar de verdade nossos fãs. A ideia de trazer (Marvel vs. Capcom) de volta sempre foi muito, muito, animadora para nós e estamos felizes de podermos anunciar isso”. Fica mais claro do que a quantidade de flashes em MvC3 que TODO MUNDO quer a série Vs. de volta, mas o que realmente fica permeando a dúvida é aquela perguntinha maldita que assombra o mundo que vivemos: compensa financeiramente?
Embora seja pura especulação o que vá ser dito agora, o prospecto é o mais positivo possível: Além do anúncio durante um Nintendo Direct e de trazer uma cacetada de melhorias para todas as versões de jogo ali, como a feitiçaria digital conhecida como rollback netcode, personagens nunca antes oficialmente jogáveis (oi Cyber Akuma) e modo training com hitboxes e tudo mais, Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics vai ser lançado para tudo que é plataforma. É a chance que muita gente precisava para conhecer, muita gente queria para revisitar e todos nós esperávamos para poder ter uma chance de vermos novamente um dos melhores crossovers que já existiram.
When’s Mahvel, baby??