Cópia de avatar nova logo

5 jogos feitos por fãs que são uma verdadeira sacanagem

O mundo dos fan made games é um mar complexo e sinuoso para se atravessar!

Digo isso porque existe um sem fim de tranqueiras feitas por fãs que são apenas “meme” ou quase romhacks com alterações aqui-e-ali para certas coisas de jogo (como bugfixes, novas adições, etc). Mas tem horas que os fan made games vão além e entregam não somente uma experiência maneira, mas também conteúdo, game design e ideias que ajudam bastante o jogo em questão.

São CINCO fan made games que são um tapa na nossa cara quando já vamos com aquele preconceitozinho de “fan made é lixo”. Os jogos aqui não são apresentados em ordem de melhor ou coisa do gênero, são apenas recomendações e estão listados. 😀

 

Vamos lá.


1 – Mushroom Kingdom Fusion

OK. Esse daqui tem um efeito semelhante a você encher a cara de cachaça e alguém te sacoleja de cabeça pra baixo em cima de uma piscina de formol. Esse fan made game começou como um jogo em Flash (saudades…) em que vários personagens da Nintendo da era NES e SNES se misturavam passar fases de Mario. Depois, o escopo aumentou, e personagens não só da Big N participaram: Megaman, Sonic e até o tanque de Blaster Master estava lá.

Mas agora quem desenvolve isso daqui tá igual oferta da Ricardo Eletro e ficou maluco! São mais de 17 personagens jogáveis, que incluem Wario, Walugi, a Roll e por aí vai. Além disso, cada personagem tem power ups que podem mudar o personagem – sprite e jogabilidade – por completo (particularmente, a Samus fica OP). As fases não são mais as do do Mario clássico, mas baseadas em jogo. Então tem o mundo do Mario, do Mega Drive, etc. E pra completar, existem fases secretas que são as Fusion Worlds, mundos onde 2 ou mais jogos se fundem e fazem uma fase completamente maluca pra caramba.

Estamos falando de, sei lá, Cloud Strife correndo de baixo d’água (?!) nas cavernas de Ecco the Dolphin (?!!) enquanto Demônios de DOOM (?!?!) perseguem você. É, pois é.

Você pode conferir gratuitamente essa loucura na página do Itch deles: aqui


2- Pocket Crystal League

Atenção cardgamers de todo mundo, chegou a hora da nova droga viciante de vocês e o nome é Pocket Crystal League. Esse é um TCG de Pokémon mas que usa as regras do cardgame de Inscryption para o jogo. Se você não conhece Inscryption, NÃO PROCURE NADA NA INTERNET SOBRE O JOGO ANTES DE JOGÁ-LO e eu vou explicar de maneira mais simples aqui: as regras são baseadas na mecânica de sacrifícios de carta para por em jogo cartas mais fortes, seja por substituição direta, seja por criação de recursos que são usados para jogar essas cartas.

Sim. O ser humano simplesmente programou do zero o jogo e meteu UM MONTE de coisas maneiras usando Pokémon num cardgame que é super rápido e mega gostosinho de jogar! Além disso, as cartas incluem alguns Glyphs (as famosas palavras-chave de Magic) que adicionam mais camadas de estratégias e possibilidades para o jogo. É bem divertido e, mais uma vez, cuidado com 2 coisas:

  1. NÃO PROCUREM NADA SOBRE INSCRYPTION SE FOR JOGAR
  2. É viciante demais.

Você pode conferir, também na faixa, esse vício danado na página do itch do jogo aqui


3- Rayman Redemption

A redenção do boneco sem pescoço chegou! O Samuca até mencionou ele no nosso episódio de Rayman. Trocando em miúdos, esse fan made game é uma REMAKE FEITO DO ZERO de Rayman 1, corrigindo tudo que o primeiro jogo do mascote ubisóftico dá uma derrapada, dá um tcham no visual e ainda adiciona umas coisas bem bacanas como um editor de fases pra você fazer aquele estágio arrombado maneiro e desafiar ozamiguin tudo.

Alguém quer fazer uma fase pra botar o Samuca pra sofrer em live? Estamos aceitando.

Você pode baixar, também freezão, na página do GameJolt aqui


4- AM2R (Another Metroid 2 Remake)

Não deixa o título te enganar, já que é o melhor remake de Metroid 2 que há por aí. Ele não só é um remake visual (usando o estilo do Zero Mission), mas também uma atualização de jogabilidade, power ups e mais uma cacetada de coisas pra prima da Galinha Viajante (vai ouvir o nosso episódio de Super Metroid pra entender!) no Metroid II – que originalmente era de Gameboy (1991).

Não tem muito o que dizer, mas vai fazer o favor de jogar e baixa no site do projeto de grátis (sic)


5- Final Fantasy Renaissance

Algum tarado resolveu que FF1 não era bom só com as classes que tinha. Ele decidiu pegar boa parte das classes que foram criadas ou implementadas DEPOIS na série, como Geomancer, Bardo, Dancarina, Dark Knight e outras e colocou numa versão que utiliza a estética do original do NES, mas cheia de melhorias de qualidade de vida. Além disso, esse fan made game adiciona também poderes fora de combate para cada classe. Dica pro: Dançarina é quebrada!

Você precisará entrar no discord oficial do projeto e o link para isso você encontrará aqui

Sobre o autor:

caixinha de recados

Tem algo a comentar sobre o assunto? mande uma mensagem para nós!

leia também:

Ninguém podia dizer que esperava por isso: Final Fantasy XIV foi anunciado para iOS e Android. Confi...
Boas vindas, seres malucos que decidiram aprender mais sobre a lore de Warhammer 40K! Essa é a segun...
Quando foi a última vez que você viu um monster taming que não era baseado em lutas e combate? Apesa...

newsletter