Embora não seja o primeiro jogo de seu gênero, é inegável a influência que Vampire Survivors teve no mundo dos jogos indies. Desde seu lançamento lá em 2022, o jogo rapidamente ganhou uma série de clones, com maior ou menor grau de sucesso. Com o passar do tempo a fórmula evoluiu, e os chamados ‘survival roguelites‘ passaram a incorporar elementos de outros gêneros, criando misturas inesperadas e cheias de personalidade. Como um grande apreciador de jogos nesse estilo, confesso que meu hype estava grande desde que vi o primeiro trailer de BALL x PIT. E olha, confesso que todo o hype valeu a pena!
Gênero: Roguelike, Bullet Hell
Lançamento: 15/10/2025
Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch 2
Tem idioma PT-BR: Sim
Desenvolvido por Kenny Sun
Publicado por Devolver Digital
AVENTURA x BOLAS
Diferente da maioria dos ‘survival roguelites‘, BALL x PIT tem um mínimo fio de história, que serve de pano de fundo para as diferente mecânicas do jogo. Basicamente, o Reino de Ballbylon vivia uma era de paz e prosperidade, até que um belo dia um meteoro cai sobre a cidade, transformando-a em um imenso buraco sem fundo. Os poucos sobreviventes acabam criando uma engenhoca que os permite descer pelo buraco, em busca de sobreviventes e recursos para reconstruir a cidade.

Aventurar-se pelo buraco constitui a maior parte do gameplay. Aqui, o jogo é bem simples: seu personagem percorre um longo corredor, atirando inúmeras bolinhas no que vier pela frente. Uma vez lançadas, as bolinhas quicam por todo o cenário e atingem os inimigos, causando dano e retornando para você. Embora seja bastante simples, essa mecânica tem uma profundidade absurda, graças aos diferentes efeitos que as bolinhas possam ter.
As bolinhas são divididas em dois grupos: as bolas-bebê e as bolas especiais. As bolas-bebê são bolas brancas básicas, que causam algum dano no inimigo e quicam de volta até você. Já as bolas especiais tem aparência e efeitos únicos, que variam bastante de bola para bola. Há, por exemplo, uma bola que causa dano de sangramento ao inimigos, enquanto outra dispara um raio laser que cobre toda a extensão do corredor. Seu personagem começa a run com uma única bola especial, mas é possível obter outras conforme você avança pela fase, coleta cristais de experiência e sobe de nível. Assim como em Vampire Survivors, subir de nível te dá a chance de escolher um entre três poderes aleatórios. Esses poderes consistem em novas bolas especiais, habilidades passivas ou elevar o nível das bolas que você já possui.

Além de aumentar o dano e o efeito das bolas especiais, elevar o nível das bolas especiais também possibilita a mecânica mais fantástica (e quebrada) do jogo: as Fusões e Evoluções. Ao derrotar determinados inimigos, você ganha um item que permite unir duas bolas que estejam no nível 3. Quando são duas bolas compatíveis ocorre uma Evolução, e aqueles dois itens dão origem a um novo tipo de bola, mais forte e com poderes ligeiramente semelhantes às bolas originais. Já a fusão pode ocorrer com qualquer tipo de bola que esteja no nível 3, resultando em uma bola híbrida, que carrega os poderes de ambas as bolas infusionadas. A fusão é algo tão maravilhosamente quebrado que permite inclusive fundir bolas criadas no processo de Evolução, gerando efeitos malucos como raios laser que envenenam ou terremotos que disparam raios.
FAZENDINHA x BOLAS
Explorar as dungeons e combater inimigos também garantem recursos permanentes como ouro, trigo, madeira e pedras. Estes recursos valiosos são necessários para reconstruir a cidade, que constitui um outro aspecto do gameplay.
Ao final de cada jogada, você é mandado de volta para a cidade, onde pode usar seus recursos para construir fazendas, oficinas e novas habitações. As fazendas geram recursos entre uma jogada e outra, que podem ser colhidos manualmente. Já as oficinas garantem valiosas melhorias de status para seus personagens, como mais velocidade ou mais força. Estas construções podem ser melhoradas conforme você avança no jogo, garantindo bônus cada vez melhores.

Já as habitações desbloqueiam novos personagens para suas runs. Ao todo, o jogo conta com 14 personagens jogáveis, com atributos e habilidades completamente diferentes. Apesar de ser um jogo cuja premissa é atirar bolas, é incrível a variedade de formas como isso pode acontecer. É dificil explicar sem dar spoiler, mas digamos que cada personagem modifica a partida de forma única e bastante criativa.
Construir as habitações ou oficinas mais elaboradas no entanto, requer o desbloqueio do seu respectivo diagrama de construção. Esses diagramas são obtidos durante suas incursões pelo buraco, especialmente após derrotar chefões. Fecha-se aqui um ciclo perfeito, onde para progredir na campanha é preciso expandir a cidade, mas para expandir a cidade é preciso explorar o buraco. Se você não gosta de jogos de gerenciamento não se preocupe: apesar da grande quantidade de construções, o gerenciamento da cidade é bastante simples. Consiste basicamente em colher os recursos de suas fazendas, construir novas habitações e melhorar as oficinas existentes. A qualquer momento também é possível reposicionar as construções, seja para otimizar o espaço, seja para deixar tudo mais bonito.
Veredito: Obrigatório
BALL x PIT é o exemplo máximo de como a fórmula dos ‘survival roguelites’ pode evoluir e incorporar novos elementos de gameplay sem abrir mão da simplicidade. Mas não se engane! Embora suas mecânicas básica sejam simples, o jogo possui uma profundidade imensa, com uma enorme variedade de combinações e builds diferentes. Um vasto conteúdo que é apresentado em um ritmo excepcional, sem sobrecarregar demais o jogador e sem deixá-lo frustado sem coisas novas. Mesmo runs mal-sucedidas contribuem de alguma forma com seu progresso geral, através de diagramas e recursos que podem ser utilizados em sua base. Um equilíbrio perfeito como um círculo. Ou uma bola.
Jogue se você curte: Breakout, Pinball, Vampire Survivors, bolas, raios laser, fusões
Entenda o sistema de avaliação do Galinha Viajante!
Leia nossos outros reviews!