Quem acompanha o podcast com certeza já ouviu falar sobre a incrível Escudaria da Galinha Viajante, e também sobre alguns dos papos caóticos que rolam em nosso grupinho do Telegram. Entre elogios críticas a Final Fantasy VIII, áudios do Leon fora de contexto e conversas aleatórias, eventualmente surgem recomendações de bons jogos. Como forma de agradecer à nossa comunidade e deixar essas recomendações para a posteridade, resolvi lista-las aqui!
Inscryption
Pera, Inscryption é um indie esquisito? Não é só um roguelike deckbuilder? …mais ou menos! Só jogue, porque não dá pra falar sem entrar em spoiler
A Little to the Left
Jogo puzzle de fases com temas domésticos (prateleiras, porta-joias, um amontoado de canetas) que, a cada desafio, mostra um cenário “bagunçado” onde o jogador deve “organizar” (sem dizer “como” organizar). Apesar de parecer subjetivo, o gameplay se baseia em achar padrões e algumas fases possuem mais de uma solução (o jogo indica se há alguma solução faltante, porém não é necessário para seguir adiante). Por exemplo, há fase em que o jogador deve organizar livros, na qual é possível passar de nível com soluções por tamanho ou por cor.
Mesmo não gerando estranhamento, é rara uma proposta tão minimalista intuitiva. É esquisito por te fazer perceber que organizar é dispor de forma padronizada e isso é natural e autoexplicativo. Além disso, atende a uma demanda muito específica de algumas pessoas que gostam de ver o tratamento da desordem. Enfim, é um joguinho esquisito e gostosinho recomendado para uma experiência super acessível e relaxante.
Manifold Garden
Jogos são arte. Por mais que a indústria moderna tente replicar a experiência do cinema ou de outras mídias, ainda existem coisas que só são possíveis graças à interação do jogador. E é ai que os jogos como Manifold Garden realmente brilham. Cada pequena ação do jogador tem efeitos gigantescos no mundo, que se desdobra em caleidoscópio infinito de cores e formas geométricas.
Dust Force DX
À primeira vista, Dust Force DX parece ser um simples jogo de plataforma, porém a fluidez de seus comandos torna a experiência bem mais complexa. É possível, por exemplo, encaixar combos e manobras aéreas, de forma a acabar com a sujeira da forma mais estilosa possível. Quem diria que varrer seria tão satisfatório!
Dread Delusion
É um RPG com gráficos retrô, muito inspirados em The Elder Scrolls: Morrowind. Aqui, as quests e a exploração são os pontos altos. É um jogo exclusivo para PC e está sempre em promoção! Ele é aquele tipo de jogo que você mesmo precisa ir desbloqueando o mapa, e para isso você segue as referências visuais no ambiente. O combate é simples com corpo a corpo ou magias, mas esse não é o foco do jogo. E se isso não te convenceu, você pode ter uma airship, de nada.
Lone Survival
Um jogo antigo, de 2012, de survival horror extremamente inspirado não apenas em Silent Hill, mas também em Twin Peaks e filmes do David Lynch. É um jogo fascinante que tem uma história curiosamente estranha, e tudo isso ainda em 2012, quando a febre indie estava começando a tomar força.
Fear and Hunger
É um jogo de RPG de terror. O jogo é estranho, te odeia e vai te matar das formas mais cruéis possíveis. 10/10.
RimWorld
Se Dwarf fortress, Stardew Valley e Don’t Starve tivessem juntos um filho rebelde, esse filho seria Rimworld.
Um simulador de colônia e criador de histórias onde, em seu modo base, em um universo exatamente futurista, você controla uma tripulação que acaba de cair em um planeta “pós-apocaliptico” onde a tecnologia mais comum do planeta ainda não é tão diferente da que temos atual, e a tecnologia futurista é extremamente rara.
Como os atributos da sua tripulação inicial são aleatórios, você não consegue customizar os personagens. Isso também faz com que cada membro seja bem diferente um do outro, sendo que cada um possui habilidades, paixões e traços diferentes, que podem combinar ou conflitar entre si. Você também não consegue controlar diretamente os personagens, apenas dar ordens gerais na base para que as coisas sejam feitas e os personagens, dependendo de seus cronogramas, irão trabalhar em conjunto. Mas não pense que é só alegria (porque alegria é o que está mais longe desse jogo), nesse planeta hostil, vários bandidos, piratas, canibais, robôs de guerra programados unicamente para o extermínio e animais potencialmente perigosos compartilham solo com vocês, ataques irão acontecer, e perdas são inevitáveis. Não só seus vizinhos estão contra você, o próprio planeta, com seu clima muitas vezes hostil, que pode matar toda sua plantação de batatas em um inverno nuclear inesperado também poderá te fazer passar fome. E ser forçado a tomar as piores decisões de sua vida.
Antichamber
É até difícil explicar esse jogo, basicamente ele é um puzzle game muito inspirado em portal, possui diversas mecânicas diferentes mas o gameplay central se baseia em uma arma que lança cubos e você vai conseguindo upgrades nessa arma O visual é extremamente psicodélico, umas cores extremamente saturadas, o jogo é propositalmente confuso e usa de todas as formas possíveis para te deixar confuso.
Alguns puzzles envolvem: lidar com geometrias não euclidianas onde o espaço é quebrado em si mesmo, com corredores que levam a lugares impossíveis, desvendar ilusões de ótica e truques visuais para confundir a sua percepção A trilha sonora é muito minimalista mas ela serve demais ao jogo, ela tem uma vibe muito introspectiva, tão bizarra que me passa muito uma sensação de desconforto.
Viscera Cleanup Detail
Existem os limpadores de cena de crime, mas nesse jogo, sua missão é fazer a limpeza de um cenário de jogo FPS após a matança. Se isso fosse um trabalho real, com certeza seria o pior do mundo!
E ai, gostou das recomendações da escudaria? Gostaria de participar e ter sua indicação publicada? Considere apoiar nosso projeto, participar do grupinho no Telegram e fazer parte da comunidade mais crocante do multiverso!