Um certo urso enviou essa imagem aqui no grupo da Elite Galinácea no chariZAP e isso imediatamente fez minha cabeça explodir em pensamentos sobre os dois últimos jogos de Monster Hunter, vejam só:
Os dados na figura foram retirados do Steam Database (confira Monster Hunter World e Monster Hunter Wilds) e eles nos dão vários insights sobre a relação meio venenosa e parasital que Wilds teve com o que foi um verdadeiro sucesso da série MonHan, que foi o Monster Hunter World.
Explicando pra quem não acompanha a série, os dados mostrados são três estatísticas importantes, da esquerda pra direita:
- O primeiro número indica a quantidade de jogadores na hora (e se vocês clicarem no link acima, vão ver que o número não tá tão longe disso);
- O segundo número indica o pico das últimas 24 horas;
- E o terceiro indica o maior pico que o jogo já teve de jogadores simultâneos.
Se compararmos, enquanto Monster Hunter World teve o maior pico da sua existência há 6 anos atrás com pouco mais de 334 mil jogadores, Monster Hunter Wilds teve UM MILHÃO E TREZENTOS MIL jogadores 3 meses atrás.
“Isso mostra o quanto Monster Hunter Wilds teve sucesso, né?” Sim mostra. Pelo menos comercialmente falando, Monster Hunter Wilds foi um sucesso inegável e não deixe ninguém te dizer o contrário.Porém temos que levar em consideração um ponto importante para Monster Hunter no geral, sendo um game que respira ares de um jogo serviço ou é um lançamento direto e único que não recebe atualizações, adições e derivados? (Sim, ele é). Mas com Monster Hunter World (e o Iceborne, sua expansão) colocando mais jogadores em 24hrs e em qualquer momento que checarmos os dados, a pergunta que temos que fazer não é se Monster Hunter Wilds foi um sucesso ou não.
A pergunta certa é: O quão bem sucedido Monster Hunter World foi?
– Sim!
Essa é a resposta. Sim.
Monster Hunter World não foi um sucesso. Ele é um sucesso até hoje e estes números não mentem. Se analisarmos a linha da vida de Monster Hunter Wilds, vemos o seguinte:
O último grande pico (além do seu lançamento há 3 meses atrás nos PCs, onde ele pegou o tal milhão e trezentos jogadores) foi numa atualização grande que o jogo teve em Abril, onde alguns monstros foram adicionados. A queda de uso e interesse do jogo foi brutal. Diria até que selvagem, com perdão do trocadilho, e isso mostra pra gente algumas coisas importantes. A primeira delas é que como falamos no nosso episódio sobre os melhores de 2025 até agora, Monster Hunter Wilds é um jogo que teve um frisson inicial MUITO grande e não soube segurar isso, principalmente pela forma de, “tratar jogadores de maneira idiota”, pegando demais na mão deles, facilitando o que não é pra facilitar e matando a experiência Monster Hunter. A segunda é a mais forte: 1 milhão e trezentos mil jogadores só foi possível porque Monster Hunter World ainda é um sucesso.
Vamos para a linha da vida de Monster Hunter World, abaixo:
Parece bastante com o que vimos no Monster Hunter Wilds? Sim, só que não. O desenho é de uma queda como em Monters Hunter Wilds, sim, mas Monster Hunter World teve isso ao longo de UM ANO E MEIO, ao invés de meio ano. Um pico ali em 2020 (referente ao lançamento de Iceborn no PC) e picos menores ao longo de 2020 e 2021, os updates da expansão. Depois disso, Monster Hunter World viveu um platô perfeitamente comum e o que justifica isso foi uma série de promoções, bundles (marcadores laranjas) e um evento em 2024, o jogo está agora em um processo de manutenção de playerbase muito bom para um jogo de seis – quase sete – anos de vida. Como esse tipo de coisa é “tendência”, a menos que uma atualização muito monstra (trocadilho não intencional novamente) seja lançada e modifique Monster Hunter Wilds substancialmente, é que nem tenhamos uma expansão para fazermos um comparativo completo.
Só isso?
Não, não é só isso. Posso trazer mais dados nessa matéria, como a “taxa” de análises positivas vs quantidade de vendas de ambos os jogos, atual posição nas tabelas de venda do Steam, quantidade proporcional e absoluta de reviews positivos no Steam. Todos estes dados, que são dados monstruosamente (agora foi de propósito) importantes para jogos na plataforma Steam e para gente como eu ficar com Khezu na cabeça. E isso é o indicativo final e cabal sobre como Monster Hunter Wilds foi um sucesso comercial por pura sorte.
Não porque souberam encaixar venda bem ou por causa do marketing. Não porque Wilds é um jogo bom (que deveria ser o motivo principal). Monster Hunter Wilds é o sucesso comercial que é porque Monster Hunter World é, ainda, um sucesso estrondoso para a CAPCOM. Puro empirismo da minha parte (e do meu marido Sócio, Samuquinha), mas a impressão que dá é que Monster Hunter Wilds teve sucesso porque todo mundo esperava algo ainda melhor que Monster Hunter World e… fuén. Não sei em que ponto a CAPCOM tá com isso tudo, mas se compararmos o trabalho e dedicação dos títulos, Monster Hunter Wilds já me parece abandonado pela própria empresa.
Não houve menção nenhuma a Monster Hunter Wilds nos eventos de verão deste ano. Mesmo com o vindouro Update 2.o no fim do mês de Junho, tá tudo muito quieto. Calmo. Baixo demais. Mesmo com a “carta do diretor” dizendo que ainda há planos para inclusão de conteúdo e afins no jogo, o problema não é bem esse. Monster Hunter Wilds é igual um hamburgão de quatro andares, mas só com carne e cheddar. Na ideia e na foto parecem muito interessantes. Você dá umas mordidas, aqui e ali, e percebe que ele só tem tamanho e aparência, mas zero conteúdo e sustância. Enquanto você segue mordendo, você lembra daquela vez que comeu um hamburgão duplo com o melhor recheio, salada fresquinha e molho mais saboroso que você comeu e fala “e se eu comesse esse de novo?” E decide voltar pro Monster Hunter World.
Se você quiser entender mais sobre isso, ouça nosso episódio, onde falamos de Monster Hunter Wilds e outros jogos que não chegaram “exatamente lá” em 2025, mas falamos principalmente das paradas FODAS deste ano (até agora).