Cópia de avatar nova logo

Entendendo os reviews do Galinha Viajante

Bom, a essa altura você já leu alguns reviews aqui no site do Galinha Viajante – como esse ou esse – e se deparou com a diferente régua de reviews que usamos, né? Esse editorial aqui tem o intuito de explicar para você como a gente aqui encara a avaliação de jogos.

Para isso, a gente precisa esclarecer alguns pontos importantes da linha de pensamento da GALINHONA VERDE, BONITA e, por consequência, de seus paladinescos campeões faladores de groselha.

NOTAS? PFF…

Já falamos algumas vezes que abominamos notas numéricas e qualquer sistema de avaliação assim algumas vezes nas nossas QUINTA-FIRE e vamos repetir em texto aqui para ficar bem claro:

Nós, do Galinha Viajante, abominamos notas.

Poucas coisas são tão arbitrárias e pretensiosamente subjetivas como uma nota numérica. Embora entenda-se o conceito de “jogo nota 10” e “jogo nota 0”, o que essas coisas significam, de fato, muda de pessoa para pessoa. Por exemplo, o Leon tem seus panos a postos quando o assunto é Monster Rancher e o Samuca, certamente, não considera o jogo nota 10. O mesmo vale pro Samuca com Crash Team Racing – o melhor jogo de corrida segundo ele – enquanto o Leon não concorda. E aí? Só por serem “os melhores” em seus gêneros ou por alguém gostar, esse jogo é um jogo nota 10? É, pois é. 

Mas também entendemos que vivemos num mundo em que, infelizmente, notinhas valem e significam muito. Vivemos numa quase economia de notinhas, onde um jogo e veículos precisam dessa relação simbiótica meio estranha: o jogo precisa de notas, que precisa de um veículo para dar notas, que precisa de jogos para dar notas.

SEM NOTAS, ENTÃO?

É. Mas tem. Só que não. No Galinha Viajante, os jogos terão veredito um pouco mais detalhado – com pontos positivos e negativos de um jogo – além de um “jogue se:”, que servirá de apoio para a nossa recomendação e veredito de uma linha só, final. Além disso, temos a verdinha para dar um tcham, ilustrando o veredito final! Você pode até considerar isso uma avaliação numérica se quiser, algo como de 1 a 5 Galinhas. Mas, sinceramente, preferimos que não faça isso. 

Então, sem mais delongas:

Parabéns ao time de arte pela presteza

OBRIGATÓRIO
Esse é um jogo que entregou tudo que precisava e mais um pouco e merece ser jogado, mesmo que você não curta o gênero.

RECOMENDADO
Excelente jogo. Tem problemas, mas não atrapalham de forma geral. Se você curte o gênero dele, é legal ficar de olho!

DÊ UMA CHANCE
Jogo legal. Tem algumas questões mais sérias aqui e ali, mas o conjunto da obra é interessante e merece a sua atenção.

DISPENSÁVEL
Apesar das boas ideias que o jogo apresenta, o jogo tem problemas sérios que atrapalham. Não recomendamos.

PASSE LONGE
Perda de tempo. É melhor ir fazer outra coisa do que jogar. Até fazer o texto foi sofrido.

Importante lembrar que mesmo que não sejam notinhas numeradas, os nossos vereditos não são valores arbitrários que deverão ser levados como permanentes e imutáveis, mas sim nossas opiniões e são baseadas em nossas experiências, gostos e conhecimentos. Algo que nós acreditamos que seja Obrigatório, talvez não seja para você.

Mas acreditamos em afinidade de conteúdos e acreditamos que se você nos acompanha é porque seus gostos, experiências e “tudo-o-mais” batem, de alguma forma, com o nosso e nossas avaliações farão mais sentido para você.
Beleza, então? Beleza, então. Dá uma passada lá na nossa página de reviews para conferir!

Contamos com vocês,
A Galinha Viajante.

Sobre o autor:

caixinha de recados

Tem algo a comentar sobre o assunto? mande uma mensagem para nós!

leia também:

O ano de 2024 foi cheio de jogos incríveis e junto a isso muita coisa passou despercebido para muito...
A FALCOM resolveu tirar o atraso de Trails e Ys no ocidente e, de surpresão, anunciou ontem Ys vs. T...
Como vocês puderam ver recentemente aqui mesmo, o The Galinha Awards está chegando (sai no dia 19/12...

newsletter