Os atores da SAG-AFTRA (Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists) anunciaram uma greve para protestar contra o contínuo movimento de grandes empresas de game com o uso de Inteligência Artificial Generativa, bem como a aparente falta de intenção em dar aos artistas os direitos do que produziram. Cerca de 2600 atores e atrizes de voz e captura de movimentos aderiram à greve, sancionada pela diretoria através de votação dentro da Guilda – basicamente um sindicato – para começar no dia 26 de Julho.
SAG-AFTRA Members Who Work on Video Games Go on Strike
Read more: https://t.co/k1ZTsrJpl0 pic.twitter.com/o7NEnHbodb
— SAG-AFTRA NEWS (@sagaftranews) July 25, 2024
“A indústria de videogames gera bilhões de dólares em lucros anualmente. A força motora por traás desse sucesso são as pessoas criativas que fazem o design e criam esses jogos”, disse o negociador-chefe Duncan Crabtree-Ireland em pronunciamente. “Isso inclui os membros da SAG-AFTRA que deram vida a personagens amados e inesquecíveis dos games, e eles merecem e exigem as mesmas proteções fundamentais de artistas de filme, televisão, streaming e música: compensação justa e o direito de ser informado do consentimento para IA usar seus rostos, vozes e corpos. Francamente, é impressionante que esses estúdios não aprenderam nada com as lições do último ano – que nossos membros podem e vão lutar e exigir por tratamento equânime à respeito de IA, e o público nos suporta nisso”
Embora jogos como Dragon Age: The Veilguard já tenham terminado o trabalho de captura e atuação de voz, outros já anunciaram adiamentos em função da greve, como GTA 6.
Essa é a segunda vez que os Atores e Atrizes de game entram em greve. A primeira vez foi em Outubro de 2016, exigindo melhores pagamentos e durou cerca de um ano.