Monster Hunter Wilds não foi um fracasso, foi World que foi MUITO sucesso

Um certo urso enviou essa imagem aqui no grupo da Elite Galinácea no chariZAP e isso imediatamente fez minha cabeça explodir em pensamentos sobre os dois últimos jogos de Monster Hunter, vejam só:

Os dados na figura foram retirados do Steam Database (confira Monster Hunter World e Monster Hunter Wilds) e eles nos dão vários insights sobre a relação meio venenosa e parasital que Wilds teve com o que foi um verdadeiro sucesso da série MonHan, que foi o Monster Hunter World.

Explicando pra quem não acompanha a série, os dados mostrados são três estatísticas importantes, da esquerda pra direita:

  • O primeiro número indica a quantidade de jogadores na hora (e se vocês clicarem no link acima, vão ver que o número não tá tão longe disso);
  • O segundo número indica o pico das últimas 24 horas;
  • E o terceiro indica o maior pico que o jogo já teve de jogadores simultâneos.

Se compararmos, enquanto Monster Hunter World teve o maior pico da sua existência há 6 anos atrás com pouco mais de 334 mil jogadores, Monster Hunter Wilds teve UM MILHÃO E TREZENTOS MIL jogadores 3 meses atrás.

“Isso mostra o quanto Monster Hunter Wilds teve sucesso, né?” Sim mostra. Pelo menos comercialmente falando, Monster Hunter Wilds foi um sucesso inegável e não deixe ninguém te dizer o contrário.Porém temos que levar em consideração um ponto importante para Monster Hunter no geral, sendo um game que respira ares de um jogo serviço ou é um lançamento direto e único que não recebe atualizações, adições e derivados? (Sim, ele é). Mas com Monster Hunter World (e o Iceborne, sua expansão) colocando mais jogadores em 24hrs e em qualquer momento que checarmos os dados, a pergunta que temos que fazer não é se Monster Hunter Wilds foi um sucesso ou não.

A pergunta certa é: O quão bem sucedido Monster Hunter World foi?

– Sim!

Essa é a resposta. Sim.

Monster Hunter World não foi um sucesso. Ele é um sucesso até hoje e estes números não mentem. Se analisarmos a linha da vida de Monster Hunter Wilds, vemos o seguinte:

 

O último grande pico (além do seu lançamento há 3 meses atrás nos PCs, onde ele pegou o tal milhão e trezentos jogadores) foi numa atualização grande que o jogo teve em Abril, onde alguns monstros foram adicionados. A queda de uso e interesse do jogo foi brutal. Diria até que selvagem, com perdão do trocadilho, e isso mostra pra gente algumas coisas importantes. A primeira delas é que como falamos no nosso episódio sobre os melhores de 2025 até agora, Monster Hunter Wilds é um jogo que teve um frisson inicial MUITO grande e não soube segurar isso, principalmente pela forma de, “tratar jogadores de maneira idiota”, pegando demais na mão deles, facilitando o que não é pra facilitar e matando a experiência Monster Hunter. A segunda é a mais forte: 1 milhão e trezentos mil jogadores só foi possível porque Monster Hunter World ainda é um sucesso.

Vamos para a linha da vida de Monster Hunter World, abaixo:

 

Parece bastante com o que vimos no Monster Hunter Wilds? Sim, só que não. O desenho é de uma queda como em Monters Hunter Wilds, sim, mas Monster Hunter World teve isso ao longo de UM ANO E MEIO, ao invés de meio ano. Um pico ali em 2020 (referente ao lançamento de Iceborn no PC) e picos menores ao longo de 2020 e 2021, os updates da expansão. Depois disso, Monster Hunter World viveu um platô perfeitamente comum e o que justifica isso foi uma série de promoções, bundles (marcadores laranjas) e um evento em 2024, o jogo está agora em um processo de manutenção de playerbase muito bom para um jogo de seis – quase sete – anos de vida. Como esse tipo de coisa é “tendência”, a menos que uma atualização muito monstra (trocadilho não intencional novamente) seja lançada e modifique Monster Hunter Wilds substancialmente, é que nem tenhamos uma expansão para fazermos um comparativo completo.

Só isso?

Não, não é só isso. Posso trazer mais dados nessa matéria, como a “taxa” de análises positivas vs quantidade de vendas de ambos os jogos, atual posição nas tabelas de venda do Steam, quantidade proporcional e absoluta de reviews positivos no Steam. Todos estes dados, que são dados monstruosamente (agora foi de propósito) importantes para jogos na plataforma Steam e para gente como eu ficar com Khezu na cabeça. E isso é o indicativo final e cabal sobre como Monster Hunter Wilds foi um sucesso comercial por pura sorte.

 

Não porque souberam encaixar venda bem ou por causa do marketing. Não porque Wilds é um jogo bom (que deveria ser o motivo principal). Monster Hunter Wilds é o sucesso comercial que é porque Monster Hunter World é, ainda, um sucesso estrondoso para a CAPCOM. Puro empirismo da minha parte (e do meu marido Sócio, Samuquinha), mas a impressão que dá é que Monster Hunter Wilds teve sucesso porque todo mundo esperava algo ainda melhor que Monster Hunter World e… fuén. Não sei em que ponto a CAPCOM tá com isso tudo, mas se compararmos o trabalho e dedicação dos títulos, Monster Hunter Wilds já me parece abandonado pela própria empresa.

Não houve menção nenhuma a Monster Hunter Wilds nos eventos de verão deste ano. Mesmo com o vindouro Update 2.o no fim do mês de Junho, tá tudo muito quieto. Calmo. Baixo demais. Mesmo com a “carta do diretor” dizendo que ainda há planos para inclusão de conteúdo e afins no jogo, o problema não é bem esse. Monster Hunter Wilds é igual um hamburgão de quatro andares, mas só com carne e cheddar. Na ideia e na foto parecem muito interessantes. Você dá umas mordidas, aqui e ali, e percebe que ele só tem tamanho e aparência, mas zero conteúdo e sustância. Enquanto você segue mordendo, você lembra daquela vez que comeu um hamburgão duplo com o melhor recheio, salada fresquinha e molho mais saboroso que você comeu e fala “e se eu comesse esse de novo?” E decide voltar pro Monster Hunter World.

Se você quiser entender mais sobre isso, ouça nosso episódio, onde falamos de Monster Hunter Wilds e outros jogos que não chegaram “exatamente lá” em 2025, mas falamos principalmente das paradas FODAS deste ano (até agora).

Sobre o autor:

caixinha de recados

Tem algo a comentar sobre o assunto? mande uma mensagem para nós!

leia também:

Chegou aquela época do ano que você olha pra sua carteira e sente pena do seu cartão. É a promoção d...
Se você já acompanha o Galinha Viajante há algum tempo, sabem do que eu vou falar já. Então me permi...
Microsoft corta milhares de funcionários da divisão de games mesmo em bons resultados financeiros No...

newsletter