No dia 16 de Dezembro a Bandai Namco transmitiu um evento de comemoração do aniversário de 30 anos da franquia Tales Of. Tales of Phantasia, o primeiro da franquia, foi lançado em 1995, e dezenas de jogos e spin offs depois, o jogo mais recente é Tales of Arise, lançado em 2021, com uma expansão chamada Beyond The Dawn de 2023. Com um sistema muito único de combate de ação e histórias com um clima anime bem característico, a franquia é uma das mais longevas dos JRPGs e uma das maiores fontes de grana pra Bandai Namco. Continue lendo pra saber tudo o que rolou na transmissão!
Homenagem a Mutsumi Inomata
Mutsumi Inomata, a principal artista e criadora dos personagens de dezenas de jogos da franquia, faleceu em março de 2024. Por isso, a transmissão começou com uma homenagem emocionante a Inomata-san. O visual da franquia deve muito à artista, e o estilo de arte dela é inconfundível. Além do extenso trabalho em Tales Of, Inomata-san também trabalhou em uma lista gigante de animes como Gundam e em outros jogos, como alguns da franquia Tekken.
Relembrando a franquia
Em seguida o evento trouxe uma retrospectiva de todos os títulos da franquia, desde o Phantasia do SNES, com depoimentos de vários produtores e desenvolvedores da franquia, como Takaaki Okuda, um dos escritores de Tales of Vesperia, Yoshimasa Tanaka, diretor de Tales of Berseria, e Tasuro Udo, um dos responsáveis pelo sensacional combate de Tales of Graces.
Perguntas dos fãs
A transmissão seguiu com perguntas dos fãs, com respostas diretamente dos desenvolvedores e produtores da série. Vários insights legais pra fãs da franquia, como o que os desenvolvedores sentem que é a principal característica da franquia – o vínculo entre os personagens do grupo. Certamente isso é uma coisa que fica bem evidente em todos os títulos da franquia. A conversa também falou um pouco do combate da franquia, de inspirações para as histórias e personagens, e de coisas como skits, as mecânicas de cozinhar, entre outros vários fatores que montam a experiência de um Tales Of.
As perguntas seguiram sobre personagens favoritos, possibilidade de remakes e remasters e outras coisas. Uma das perguntas mencionou o combate de Tales of Arise e como ele impactaria o resto da franquia daqui pra frente, nos remasters e nos jogos novos. Segundo os desenvolvedores, o sistema de combate de cada jogo da franquia foi desenvolvido pra fazer sentido naquele mundo e com aqueles personagens, então qualquer remaster que vier vai reproduzir da maneira mais fiel possível o combate do título original – o que já vai acontecer com Tales of Graces f Remastered que será lançado em Janeiro de 2025. Para o futuro, eles dizem que o combate de Arise foi uma evolução natural da jogabilidade da franquia, e os títulos futuros serão desenvolvidos mantendo essas evoluções em mente.
Uma última menção foi feita à frequência de lançamentos. Nas décadas de 90 e 2000 a franquia Tales Of chegava a lançar títulos a cada um ou dois anos, e os desenvolvedores contam que hoje em dia esse ritmo não é mais possível. Pra compensar, porém, eles pretendem lançar mais títulos antigos remasterizados, para que os fãs continuem jogando a série Tales Of sempre que possível!
Gameplay de Tales of Graces f Remastered
Depois da sessão de perguntas e respostas o evento mostrou um gameplay cooperativo de 2 jogadores de Tales of Graces f Remastered no Nintendo Switch, o primeiro remaster do tal “Project Remastered” que promete relançar vários jogos mais antigos da franquia com melhorias gráficas e várias adições de qualidade de vida. O jogo conta com coop pra até 4 jogadores e será lançado dia 17 de Janeiro de 2025 para Nintendo Switch, Playstation 4 e 5, Xbox One, Xbox Series S/X e PC.
Nada de anúncios novos no fim das contas
A transmissão terminou com mais uma mensagem dos produtores da franquia, mas acabou decepcionando todo mundo no chat por não ter anúncios novos. Fica a promessa, pelo menos, de que a franquia Tales Of está longe de terminar, e o ano de 2025 começa com Tales of Graces f Remastered mas deve trazer bem mais anúncios celebrando os 30 anos da franquia. Você pode assistir a transmissão na íntegra no Youtube clicando aqui